SP: Secretaria da Educação exclui alunos de escolas estaduais sem aviso prévio

A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo excluiu alunos de escolas estaduais da lista de matriculados sem avisar previamente às unidades de ensino. De acordo com a pasta, os alunos foram retirados da lista devido as suas faltas, porque deixaram de frequentar as aulas. 

No entanto, muitos diretores de escolas estaduais se surpreenderam com a exclusão dos alunos. Alguns dos gestores afirmam que a medida afetou estudantes que estavam indo presencialmente às unidades. Desse modo, há alunos das escolas estaduais que participam das atividades e mesmo assim não constam mais no sistema.

Assim, sem receber nenhum tipo de aviso, muitos estudantes perderam o acesso a conteúdos remotos. Além disso, não puderam mais realizar provas ou efetivar a rematrícula para o ano de 2022, o que deve ser feito pela internet.

Pasta excluiu alunos por ‘não comparecimento’ 

Em resposta à Folha, a pasta, que está sob gestão de Rossieli Soares, afirmou que o motivo da exclusão foi o “não comparecimento”. No entanto, a gestão não informou o número de estudantes cortados.

A pasta justificou para as escolas que não houve registro de presença desses alunos nem nas aulas presenciais nem nas aulas remotas. Conforme resolução de 2021, as vagas dos  ‘aluno inativos’ devem ser liberadas para outros estudantes.

De acordo com as informações dadas pelos diretores, os números variam. Enquanto há escolas que 600 alunos foram excluídos do sistema, há outras que registraram apenas algumas dezenas de alunos. 

Diretores ouvidos pela Folha afirmam que muitos estudantes não acompanharam as aulas remotas porque não tinham condições. Algumas escolas estão reativando as matrículas dos estudantes cuja classificação como “aluno inativo” consideraram indevida.

O problema atingiu alunos de escolas estaduais da capital e também de outros municípios do estado.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia UFPR antecipou o resultado do Vestibular 2020/2021 para o dia 31 de agosto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.