Educação Montessoriana: Conheça o método e 3 pilares principais

O método Montessori é um dos que mais crescem no mundo todo. Conheça como ele é!

Você já ouviu falar de educação Montessoriana? Famosa mundialmente, também tem feito sucesso aqui no Brasil. Muitas escolas são inspiradas nesse conceito, as quais ganham novos adeptos todos os anos.

Liberdade e autonomia são palavras-chave desse método de educação criado por Maria Montessori. Mas apesar do nome estar bastante disseminado, pouca gente sabe, de fato, do que se trata.

Conceito do método Montessori

Idealizado pela médica italiana Maria Montessori (1870 – 1952), como já falamos, o método, que traz o nome dela apresenta um conceito diferente do que estamos acostumados a ver na educação básica formal.

Voltado para a primeira infância, ou seja, para a fase de ensino pré-escolar, antes da alfabetização, tem como princípio colocar a criança como o centro da sua própria aprendizagem.

Nesse sentido, garante-se a ela, mesmo dentro de uma instituição escolar, a autonomia de conhecer as coisas do mundo. O interesse deve partir dela de descobrir formas, cores, palavras, brinquedos, formas de sociabilizar, sabores, entre outros. Ela aprenderá com aquilo que tem à disposição.

As sensações pessoais são inseridas muito fortemente nessa metodologia, não tendo muito espaço para imposições de conteúdos padronizados e densos.

Portanto, é trabalhado de forma que a criança se desenvolva a partir de sentidos, percepções e de exemplos. Por isso a presença de educadores e profissionais capacitados no ambiente da educação Montessoriana é tão necessária.

Os pequenos passarão a olhá-los – assim como seus pais, familiares e demais entes ao redor – como referências para sua formação-base, como caráter e aspectos de sua personalidade que, segundo Montessori e demais especialistas no desenvolvimento cognitivo infantil, ocorre entre zero e 7 anos de idade.

Principais pilares da educação Montessoriana

Para você entender melhor o que consiste a educação montessoriana, listamos três pilares principais.

– Aprendizado sensorial

Conforme falamos, o método da educação Montessoriana preza muito pelo aprendizado da criança de forma sensorial.

Sendo assim, todo o ambiente é projetado para que ela possa desenvolver esses sentidos e a partir deles possa aprender com autonomia.

Por isso que as escolas que aplicam a educação montessoriana possuem salas de aula bem características, com materiais didáticos diferentes dos tradicionais.

O principal aspecto desses locais é que tudo (o que for seguro) fica ao alcance das crianças. Assim elas podem acessar livremente livros e brinquedos, por exemplo.

Lembrando que o fato delas terem livre acesso não permite que seja um lugar bagunçado. Deve-se garantir o bem-estar, mantendo-o limpo e organizado.

– Autonomia para aprender

Como se trata de um método sem padronização na absorção de conteúdos, não há apostilas com datas de entrega, programação de aprendizado para toda a classe.

Na verdade, a educação montessoriana prega que cada criança é única, traz uma vivência para dentro da escola, possui experiências próprias e também o seu próprio tempo de aprender as coisas.

Dessa forma, garante-se a autonomia para que ela desenvolva interesse por ler, por brincar junto, por desenhar, por música, entre outros.

Ao mesmo tempo, a escola montessoriana costuma ter em seu escopo de aulas uma grande variedade, visando atender todas as crianças com atividades que podem gerar interesse a elas.

– Contato social e com a natureza

Ainda que a educação Montessoriana preze pela autonomia de aprendizado, não é algo para ser antissocial ou egoísta. Pelo contrário.

São trabalhados aspectos sociais, ensinando pelo exemplo o contato respeitoso entre as pessoas e entre os humanos com a natureza.

Por isso, muitas escolas que carregam esse conceito com base têm uma ambientação com muito verde, às vezes com hortas e jardins.


E então, o que achou dos pilares da educação montessoriana?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.