Dicas de produtividade para professores

Quer tal conhecer estratégias para melhorar o dia a dia profissional?

Professores são profissionais altamente atarefados. Precisam preparar suas aulas, estar dispostos para ensinar e tirar dúvidas, enfrentam longas jornadas, corrigem provas, entre tantas outras atividades.

Aqui no Brasil, então, muitos professores têm que se desdobrar para conseguir dar conta da rotina e, infelizmente, contando com baixos salários. Por vezes se veem lidando com duplas e triplas jornadas para garantir o sustento da família.

Nesse sentido, vale super a pena encontrar maneiras de obter mais produtividade. Listamos três dicas para você, professor. Fique atento!

1. Faça um cronograma de tarefas

Ter um cronograma faz de você um professor bem mais organizado. Ele ajuda a ter um panorama de tudo o que precisa concluir e quais os prazos para cumprir.

Uma boa dica é montá-lo em um calendário mensal ou então semanal, caso prefira. Em cada dia você anota os compromissos, podendo incluir também horários de atividades extras, como almoço com aa família ou então a academia.

Assim você tem à disposição tudo que tem a ver com o seu trabalho e com o restante das tarefas diárias.

2. Prepare as aulas com antecedência

Uma das maiores preocupações de professores improdutivos é chegar nas aulas sem estar tudo preparado. Muitos precisam improvisar ou então adiar atividades por que ainda não ficaram 100% prontas.

Para se manter organizado e não passar por apertos desse tipo, indicamos que você prepare as suas aulas com antecedência. E não somente horas, mas alguns dias antes. Afinal, você precisa de um tempo para revisar e conferir se está tudo certo para levar à sala de aula.

Aproveite o cronograma, assim como o conteúdo programático da própria escola para saber a ordem das aulas.

3. Siga uma metodologia

Outra dica para professores serem mais produtivos é seguir uma metodologia específica para as suas aulas. Assim haverá uma linha de raciocínio para seguir, não ampliando a diversas possibilidades de abordagens.

O ideal é estudar cada metodologia e até mesmo se especializar nela para poder oferecer o melhor ensino possível. Busque conhecimentos em capacitações e cursos que deem o embasamento necessário. A partir daí, elabore seu planejamento de acordo com que o que essa teoria sugere, será bem mais dinâmico trabalhar assim.


E então, você acha que essas dicas lhe ajudarão a ser mais produtivo? Leia também – Como professores podem deixar suas aulas mais atrativas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.