DF: Entenda como ocorrerá a aprovação dos alunos em 2020

O sistema de aprovação dos alunos deve mudar no Distrito Federal, assim como em outros estados, neste ano de pandemia. De acordo com a Secretaria de Educação do DF, os conselhos de classe precisarão se organizar para debater o método utilizado.

Com as aulas suspensas desde o mês de março no estado, professores e estudantes se adaptaram às aulas remotas. Desse modo, consta no documento sobre a avaliação que os docentes precisam considerar as dificuldades enfrentadas pelos alunos no atual momento.

Afinal, muitos não possuem internet em casa ou então não têm dispositivos suficientes para poder acessar os aplicativos disponibilizados pelo governo. Sendo assim, não conseguiram acompanhar as aulas de modo definitivo.

Conselho de Classe decidirá

A nota oficial, encaminhada às escolas na última quarta-feira (25) afirmaque o professor tem autonomia para fazer a avaliação para aprovar ou reprovar os alunos.

Entretanto, o Conselho de Classe deve promover debates para que haja um consenso no modo como ocorrerá essa análise das notas dos estudantes.

De acordo com a Secretaria de Educação, na reunião com o colegiado, devem ser estabelecidos novos critérios para esse processo de aprovação. Ou seja “considerando que as expectativas de aprendizagem para o ensino não presencial não devem ser as mesmas do ensino presencial, sempre tendo em vista a possibilidade de recuperação no ano letivo de 2021”.

Tudo indica, contudo, que em 2021 haverá uma retomada e um reforço no que se refere a conteúdos, devido à defasagem ocorrida este ano. Segundo a Secretaria de Educação, as unidades escolares já receberam uma normativa com o possível replanejamento curricular válido por etapa ou modalidade.

Presença do aluno

A Secretaria também informou acerca da avaliação das presenças dos alunos no ano letivo durante a pandemia. A pasta destacou que situações de reprovação podem receber a substituição pela presença indireta. Isto é, presença no contexto da pandemia, mas somente até a data da realização do Conselho de Classe Final. Nesse dia já haverá mais informações sobre a aprovação do aluno no Distrito Federal.

De acordo com o documento da Secretaria de Educação, é fundamental oferecer aos estudantes, permanentemente, a oportunidade de realizarem, ainda no ano letivo de 2020, as atividades necessárias para que sejam considerados frequentes.

E, na recuperação final, os alunos atendidos por material impresso deverão ter acesso às atividades com antecedência e precisarão devolvê-las no dia 29 de janeiro de 2021.

Leia também – Aulas presencias da educação infantil e do ensino e fundamental retornarão em 21 de setembro no Distrito Federal

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.