Graduação depois dos 40: Razões para retomar os estudos independente da idade

Segundo o Censo Escolar, brasileiros nessa faixa etária estão se matriculando muito mais nas faculdades em relação a outros anos

Vale apena investir em uma graduação depois dos 40 anos? Essa é uma pergunta que muitos fazem quando pensam em retomar os estudos.

Os dados mostram que é uma tendência crescente o ingresso de pessoas com essa faixa etária no ensino superior nos últimos anos. Segundo o Censo Escolar, brasileiros com idades entre 40 a 44 anos, estão se matriculando muito mais nas faculdades. O número de matrículas aumentou 20% de acordo com os dados de 2019.

Essa alta indica que a formação superior tem atraído não somente os estudantes recém-saídos do Ensino Médio, mas também indivíduos que têm o intuito de retomar os estudos para potencializar a carreira e garantir salários melhores.

Alta procura se deve a muitos fatores

Os resultados emitidos pelo Censo Escolar podem ser explicados por diversos fatores. Entre eles:

  • Necessidade de atualização profissional, devido à alta concorrência no mercado de trabalho.
  • Busca por cargos mais altos e, consequentemente, salários melhores para estabilidade financeira.
  • Digitalização dos meios de produção, fazendo com que certas profissões tenham entrado em “extinção”.
  • Realização de um sonho antigo, mas que foi impossibilitado por algum motivo quando mais jovens.
  • Mudança de carreira por razões pessoais. Aqueles casos em que a pessoa crê que fez escolhas erradas e percebe que pode tentar de novo.

Também podemos citar a maior facilidade de ingresso no ensino superior devido ao ENEM e programas ligados ao exame, como Sisu e Prouni. Antes, para muitos, fazer uma faculdade era algo muito distante, para poucos. Com esses projetos, surgiu uma “luz no fim do túnel”.

3 razões para retomar os estudos após os 40 anos

Se você tem mais de 40 e pensou em desistir dos estudos imaginando que não tem mais idade para isso, repense. Como expusemos anteriormente, as faculdades têm ganhado novos matriculados todos os anos nessa faixa etária e você não precisa ficar de fora.

Retomar os estudos apresenta muitas e muitas vantagens, não só para o estudante, mas para tudo que o cerca. Afinal, você se formará para ser um profissional útil, contribuindo não só para o mercado, mas para sua família e para a sociedade.

Veja três motivações maiores para você se apegar nessa escolha:

Melhora da autoestima

Muitas pessoas chegam à maturidade adulta sem ter feito o que desejavam por conta de vários motivos. Isso contribui bastante para deixar a autoestima lá embaixo. Além disso, ficar muito tempo sem novos conhecimentos pode influenciar o desânimo, a insegurança, entre outros sentimentos negativos.

Sendo assim, nada melhor do que pensar em evoluir, não só profissionalmente, mas como indivíduo, aprendendo tudo sobre uma nova área e podendo sair da faculdade com uma profissão.

Fase da vida mais tranquila

No início da vida adulta há muitas atribulações. A necessidade por trabalho contínuo, o cuidado com pessoas da família, gestações, criação de filhos, etc. Há muitas pessoas que abdicam dos estudos para se dedicar a tudo isso.

Então, quando têm mais de 40 anos podem estar em uma fase mais tranquila da vida, com os filhos maiores, com estabilidade em algum emprego. E aí pode ser uma boa época para retomar os estudos no ensino superior.

Além disso, diversas facilidades ajudam na conciliação de família, trabalho e estudos. Como é o caso das faculdades EAD, que proporcionam comodidade na hora de aprender, uma vez que suas aulas são a distância.

Valorização de profissionais graduados

Pesquisas indicam que profissionais que possuem graduação completa são mais valorizados pelo mercado de trabalho. O salário de pessoas que obtiveram diploma do ensino superior, segundo o IBGE,  é 2,5 vezes maior do que aquelas que têm apenas formação no Ensino Médio.

Se o seu anseio por retomar os estudos é para ter mais estabilidade financeira e aumentar seus rendimentos, não tenha dúvidas de que essa é uma ótima opção.

E então, preparado (a) para ingressar em uma faculdade?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.