Concursos públicos: Matérias que caem praticamente em todo certame

Há disciplinas que são consideradas "comuns" a todo concurso. Conheça quais são para você começar a estudar já!

Quem é iniciante em concursos públicos apresenta bastante dificuldade em saber por onde começar. Afinal, se a dica é iniciar a preparação bem antes do Edital, o que estudar, então?

Bom, cada carreira tem suas disciplinas de praxe, que têm a ver com o tipo de trabalho que será executado no serviço público.

Mas para quem não sabe, há matérias que são consideradas básicas nessas avaliações. Elas surgem praticamente em todo certame e por isso já podem entrar em seu cronograma caso queira disparar frente aos seus concorrentes.

Conheça a seguir quais são elas!

Língua Portuguesa

Não poderíamos começar essa lista com outra disciplina que não a língua portuguesa. Sim, ela é exigida praticamente em todos os concursos públicos e precisa estar em sua rotina de estudos.

Apesar de ser uma matéria que faz parte de toda a formação escolar básica, é uma das que mais eliminam candidatos em todos os níveis: fundamental, médio e superior!

Portanto, a dica é se dedicar bastante em estudar português assim como quaisquer outras disciplinas exigidas em seu Edital.

E lembre-se, você pode começar a estudá-la antes de conhecer as regras de seu concurso. Quando souber qual será a banca examinadora, porém, indicamos que faça questões referentes a ela para entender a forma de elaboração.

Raciocínio Lógico

Questões de lógica, englobando geralmente enunciados sobre dedução, indução e abdução, são super comuns em concursos públicos. Sobretudo quando se trata de certames da área administrativa, essa matéria surge com bastante peso e costuma deixar os concurseiros bem aflitos na hora de estudar.

Porém, não há motivos para ter tanto medo desse tipo de pergunta caso você se dedique a estudá-la bem antes da prova. Mais uma vez vale a dica de apostar em questões anteriores da banca examinadora para compreender o tipo de abordagem e treinar bastante!

Raciocínio Lógico-Matemático básico para concurso; conheça o curso gratuito

Direito Administrativo

Torna-se um servidor público requisita conhecimentos em Direito Administrativo, então, essa disciplina é uma constante em concursos públicos. Aliás, ela tem um peso gigante. Portanto, estude-a o quanto antes.

Além de ser uma matéria essencial para a sua aprovação, é uma peça-chave para você entender os preceitos da Administração Pública, como são os protocolos, as legislações, seus direitos e deveres enquanto servidor.

Direito Constitucional

Outra matéria recorrente em concursos públicos ligada ao Direito. Seu conteúdo remete a tudo que está relacionado à Constituição Federal, conhecimento que é fundamental para o exercício de qualquer cargo público de acordo com seus princípios.

O lado bom de estudar essa disciplina é que a Constituição, ato máximo de sua compreensão, é disponibilizada gratuitamente. Mas atenção: além de decorar os artigos mais importantes e pedidos, tente absorver realmente seus significados.

Informática

Também não podemos deixar de falar sobre a informática, que cai em muitos concursos públicos de variadas carreiras. Essa matéria pode significar um alento diante de tantos conteúdos teóricos e relativamente “maçantes” de estudar.

Contudo, informática cobrada em concursos pode ser uma pedra no sapato caso você deixe ela para segundo plano no cronograma de estudos.

Muitas questões pedem conhecimentos específicos, ações em programas determinados e que às vezes passam desapercebidos no seu uso do computador diariamente.

Por exemplo: é comum você ser um assíduo em Word, mas se esquecer qual é o atalho para salvar um arquivo, algo que pode ser pedido nos concursos públicos.

Dicas para estudar informática para concursos públicos

Não deixe para se preparar somente quando o Edital for divulgado. Comece seus estudos para concursos públicos o quanto antes!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.