Aulas presenciais devem retornar em Santa Catarina a partir de outubro

A volta às aulas presenciais em Santa Catarina (SC) já está em fase de planejamento. Desse modo, o retorno deve iniciar a partir do dia 13 de outubro e se dará em etapas.

O plano apresentado em reunião do comitê que discute a educação no estado durante a pandemia da covid-19, define retorno gradual. Nesse sentido, o plano estadual de contingência para a retomada das aulas presenciais prevê ainda o treinamento dos gestores das escolas.

O documento que deve servir de base para a criação de regras para a retomada das aulas presenciais deve ser apresentado em setembro aos municípios.

Apesar de haver previsão para 13 de outubro, a volta às aulas dependerá das condições sanitárias até a data prevista. Desse modo, de acordo com o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, uma das premissas para o retorno é garantir a segurança dos alunos e dos professores.

Assim, além do Estado treinar os profissionais para lidar com o novo contexto, o retorno seguirá um escalonamento.

Segundo o documento, os alunos do ensino médio devem retornar primeiro e depois os demais. Os alunos da educação infantil serão os últimos a retornar. O documento determina ainda que alunos com dificuldade de acessar os materiais virtuais e impressos terão prioridade na volta.

O retorno deve seguir as diretrizes

Nesse sentido, o plano do comitê de retorno apresenta diretrizes para a volta às aulas. Entre elas, além de normas sanitárias e pedagógicas, há diretrizes de:

  • gestão de pessoas;
  • transporte escolar;
  • alimentação escolar;
  • comunicação e informação;
  • capacitação e treinamentos;
  • finanças.

Ademais, além de definir medidas para o retorno presencial, o comitê estadual prevê um plano de reforço escolar para o ano que vem. O objetivo do reforço é de amenizar os efeitos negativos do cenário de pandemia da covid-19 no ensino do Estado.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação (SC).

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área da Educação.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.