Amazônia é tema de programa infantil lançado pelo Unicef

São 24 episódios protagonizados por personagens que fazem parte de comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas, entre outras

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) disponibilizou em seu site e canais nas redes sociais uma série de programas radiofônicos diários voltados para o público infantil e com foco na cultura amazônica.

São 24 episódios protagonizados por personagens que fazem parte de comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas, entre outras. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para popularizar os saberes tradicionais da Amazônia e busca entreter crianças em fase pré-escolar ou em processo de alfabetização.

A iniciativa faz parte do projeto Deixa Que Eu Conto, que o Unicef lançou em abril de 2020 para oferecer conteúdo e atividades que possibilitam às crianças o aprendizado em casa e de forma lúdica.

Cada programa possui 30 minutos de duração e pode ser acessado no site do Unicef, no Spotify e no YouTube.

Rádios interessadas de todo o país podem disponibilizar também o conteúdo gratuitamente, além de poder compartilhar pelo WhatsApp. A iniciativa permite que educadores, gestores municipais e toda a comunidade escolar tenham acesso ao conteúdo.

Os programas sobre a Amazônia são apresentados pelo educador paraense Leandro Medina e pela pesquisadora de culturas tradicionais Andrea Soares.

Sobre o Deixa Que Eu Conto

Deixa que Eu Conto é voltado a meninas e meninos em idade de frequentar a pré-escola e em processo de alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental). Os episódios são apresentados pelas contadoras de história Carol Levy e Kiara Terra, e outros realizadores, e trazem histórias, brincadeiras e atividades.

Cada programa está dividido em quadros (contação de histórias, músicas e brincadeiras, entre outros), podendo ser editados pela emissora de acordo com o que melhor se encaixar no tempo disponível e na programação. O importante é fazer com que os conteúdos cheguem a todas as crianças, em cada município brasileiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.