Acima ou a cima, como usar? Aprenda agora

Acima ou a cima são ambas as palavras corretas. Porém, na hora da redação sempre pinta aquela dúvida, pois no uso cotidiano não definimos a diferença entre as duas. Isso ocorre em razão do caráter homônimo dos termos, o que quer dizer que apesar dos significados distintos entre eles, a sonoridade ou forma fônica é idêntica.

Acima

Este termo faz parte do grupo dos advérbios de lugar. Suas acepções se definem como “aquilo que está na parte superior”, “em lugar mais alto”, “em direção a lugar ou parte superior”, “em movimento ascendente” e etc.

Vejamos alguns exemplos:

Ex.: Subiu morro acima.

Ou

Ex.: O título está acima do primeiro parágrafo.

Ou

Ex.: A escola está acima do diretor.

Atenção:

Acima também pode ser empregado como ordem, incentivo ou encorajamento:

Ex.: Nesse caso, o pape desempenhado pela palavra abaixo é o de interjeição.

Recapitulando, sempre que desejarmos nos referir a algo que está acima do ponto referencial, seja ele um texto, um endereço residencial ou um objeto em uma prateleira superior, devemos utilizar da seguinte maneira: “Isto está acima de”.

A cima

A expressão a cima, por sua vez, trata-se de uma junção entre a preposição “a” mais o substantivo feminino “cima”. Antes de mais nada, vale lembrar que ela não recebe crase!

Nesse caso, o termo designa aquilo que está “para cima”, no topo ou no alto. Por exemplo:

Ex.: Vasculhou o guarda-roupas de baixo a cima.

Ex.: Caminhou na cidade de baixo a cima.

Dica

Sempre que quiser saber qual das palavras se adequa ao que você pretende escrever ou dizer, basta substituir a cima por “para baixo”. Se não couber, é porque o termo correto é acima.

Bom, agora que aprendemos o conteúdo acima, poderemos arrasar nas redações e nos concursos de baixo a cima! Espero que esse breve resumo tenha ajuda e boa sorte bons estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.