A importância de praticar atividade física para os estudos

A prática de atividade física já teve seus benefícios comprovados por diversas pesquisas, de distintas áreas. Para os estudos, a importância de praticar exercício físico se dá, sobretudo, pelo bem que faz a prática ao cérebro humano.

Muitas pesquisas mostram que a regularidade de exercícios físicos ajuda o estudante a ter memória melhor, foco e resistência, o que interfere positivamente nos estudos.

Segundo João Paulo Borin, professor do departamento de ciência e esporte da Unicamp, a prática de exercícios é essencial para aumentar a concentração nos estudos. Nesse sentido, Borin afirma que:

“A prática regular ativa todo o sistema funcional do organismo, principalmente a estrutura cardiorrespiratória e o cérebro. O desempenho do estudante melhora, sem dúvidas.”

Outra questão de extrema relevância quanto aos benefícios da atividade física para os estudos é a da regulação do sono.

Já foi comprovado por estudos, como o realizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência, que o período do sono é crucial para a consolidação da memória. Isso se dá porque, enquanto dormimos, há a  reativação de conexões neuronais.

Além disso, a atividade física age diretamente na saúde emocional dos estudantes, diminuindo os índices de ansiedade causada pela pressão comum no período preparatório para exames como o Enem ou concursos públicos, por exemplo.

Durante a prática de exercícios físicos, há a liberação de endorfina, uma substância natural que estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria.

Nesse sentido, é possível perceber que as vantagens de praticar atividades físicas vão além dos resultados externos observados no corpo. Além disso, o estudante não precisa se deslocar ou participar de maratonas para garantir os benefícios mencionados.

Segundo especialistas, separar um período de 30 a 60 minutos do seu dia para realizar atividades como subir e descer escadas, pular corda, jogar futebol, correr ou andar, por exemplo, já é suficiente para desfrutar de uma melhora na qualidade dos seus estudos, além de melhorar e muito a sua saúde física e mental!

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário.
Veja também Como minimizar os efeitos da ansiedade nos estudos.

https://noticiasconcursos.com.br/educacao/educacao-pesquisas-revelam-os-impactos-da-pandemia-na-educacao/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.