Educação: Governo de SP compra 1,3 milhão de livros
Secretaria da Educação do Estado de São paulo (Seduc-SP) entregou 1.333.791 livros para as redes de ensino públicas de 643 municípios. Foram obtidos 268 títulos, em um investimento de R$ 43.8 milhões.
A aquisição abastece 5.175 unidades no estado de São Paulo, entre:
- Escolas do ensino fundamental em todas as fases,
- Ensino médio,
- Ceejas (Centros Estaduais de Educação para Jovens e Adultos),
- Classes Provisórias,
- Escolas indígenas,
- Unidades conveniadas.
Ao todo, 58 títulos estão relacionados a temas antirracistas, formando um total de 228.702 exemplares. Nesta temática, podemos destacar quatro livros:
- Memórias da Plantação: Episódios de Racismo Cotidiano, de Grada Kilomba;
- A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami, de Davi Kopenawa Yanomami;
- Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro;
- Na Minha Pele, de Lázaro Ramos.
O incentivo aos temas relacionados é destacado pelo Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares. “Temos focado no incentivo e fortalecimento do hábito da leitura. Além disso, buscamos promover o debate sobre o racismo estrutural nas etapas de formação e desenvolvimento estudantil para combater, diariamente, toda e qualquer forma de preconceito ou discriminação”, afirma.
Segundo Rossieli, a ampliação de acesso aos livros permite mais condições de igualdade na busca pelo conhecimento. “Com a leitura, evoluímos no aprendizado, vocabulário, conhecimento para debater muitos assuntos e protagonismo na tomada de decisões importantes”, disse.
Alinhamento pedagógico
O processo de definição dos livros foi liderado pela Codep (Coordenadoria Pedagógica) da Seduc-SP, que instruiu a rede para a escolha, levando em consideração aspectos técnicos e fatores de validação junto às escolas e Diretorias de Ensino (DEs). Entre eles, podemos destacar:
- Linguagem,
- Vocabulário,
- Ilustrações,
- Imagens,
- Temas,
- Alinhamento pedagógico,
- Análise do acervo local da Sala de Leitura.
Segundo o Coordenador Pedagógico da Seduc-SP, Caetano Siqueira: “O processo ainda contou com a participação direta de estudantes e professores para a escolha do material, segundo critérios de sensibilidade”.
O processo contou com quatro etapas, são elas:
- Escolha e indicação,
- Composição da lista estadual,
- Confirmação da lista final pelas equipes da Coped/Efape (Escola de Formação dos Profissionais da Educação),
- Aquisição dos títulos.
Convênios municipais
As escolas municipais conveniadas receberam 238.590 livros, de 72 títulos literários, para uso pedagógico na educação infantil e anos iniciais.
Dez cidades lideraram a relação de livros recebidos, que é proporcional ao número de matrículas na rede municipal. São eles:
- Osasco: 8.276
- Ribeirão Preto: 5.608
- Piracicaba: 4.504
- Santos: 3.332
- São José dos Campos: 3.222
- Sorocaba: 2.590
- São José do Rio Preto: 2.506
- Araraquara: 2.300
- Suzano: 1.766
- Itaquaquecetuba: 1.492
E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também – SP: Governo adota novas medidas para retorno das aulas presencialmente.