Educação: A importância do incentivo à pesquisa científica no Brasil

A capacidade de organizar, produzir e articular os saberes no sentido de produzir conhecimento e empregá-lo de maneira positiva na sociedade com a finalidade modificar a realidade social são alguns dos papéis da universidade. Nesse sentido, o incentivo à pesquisa científica nestes centros de educação é fundamental.

As pesquisas científicas desempenham papel crucial na inovação tecnológica de várias áreas, além de proporcionar ao país melhorias ao seu desenvolvimento.

Os países mais bem desenvolvidos e ricos do mundo têm alto de nível de investimento em pesquisas científicas. Desse modo, estas nações apresentam altos índices de desenvolvimento econômico e não encontram problemas para a produção de conhecimento científico.

A pesquisa no Brasil

Em um mapa-múndi ilustrativo, a organização HypeScience mostrou que a produção científica dos países do hemisfério Sul é extremamente baixa em relação à produção no Norte.

Nesse sentido, é visível que no Brasil ainda se faz necessário o incentivo à pesquisa científica e o investimento nessa área.

A pesquisa no Brasil é realizada principalmente no âmbito das universidades federais, não há dedicação de faculdades particulares nesse sentido, o que diminui consideravelmente o alcance da prática científica.

Além disso, a criação de laboratórios com investimento financeiro em cientistas não se faz suficiente para a evolução do conhecimento científico do país.

O incentivo à pesquisa científica deve ser realizado dentro dos grandes centros de conhecimento, que são as instituições de ensino superior.

Contudo, a falta de recursos e investimento faz com que os pesquisadores brasileiros sofram com baixos salários e o problema de não haver financiamento para a dedicação integral à pesquisa.

Grande parte dos recursos direcionados à ciência no país são direcionados para a pesquisa na área da saúde. Nesse sentido, diversas outras áreas do saber acabam sem suporte para a realização do trabalho científico.

Pequisadores brasileiros assistiram nos últimos anos a redução do número de bolsas ofertadas aos projetos de Iniciação Científica, por exemplo. Mas os cortes são feitos em todos os níveis, o que dificulta também a realização de pesquisas em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado nas universidades.

Desse modo, o país vai ficando para trás em inovação, na produção científica e, consequentemente, a economia e a educação brasileiras são impactadas negativamente.

Nesse sentido, o incentivo à pesquisa por parte do Estado brasileiro é urgente e se revela indispensável para o desenvolvimento do país.

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário.

Veja também:
Curiosidades: 5 fatos sobre o Ensino no Brasil.
Confira os principais pensadores brasileiros da área da Educação.

https://noticiasconcursos.com.br/educacao/entenda-a-importancia-de-paulo-freire-para-a-educacao/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.