Ações direcionadas para economizar e viabilizar uma poupança
É importante economizar para viabilizar o hábito da poupança e alcançar seus objetivos de vida em curto, médio e longo prazo. No entanto, economizar pode ser um desafio para muitas pessoas, independentemente da sua renda mensal.
Visto que muitas pessoas não possuem esse hábito, entretanto, é possível economizar de forma direcionada através de algumas ações direcionadas. Veja algumas sugestões a seguir.
Questione seu hábito de consumo
É importante questionar seu hábito de consumo para que possa modificar um comportamento em relação a maneira como se comporta dentro de um processo de compra. Isso porque muitas pessoas compram por impulso, independentemente da sua situação financeira. Já que muitos deixam de pagar contas para consumir.
Por isso, ao se encontrar em uma situação de compra, questione a necessidade daquele produto, se ele pode ser substituído por algo com o menor preço e igual qualidade. Bem como, se pode realizar essa compra em outro momento.
Esses questionamentos são exercícios simples que podem mudar seus hábitos e otimizar suas finanças em longo prazo. Inclusive, esse hábito pode ajudar a viabilização de uma poupança de forma direta. Pois, ao não adquirir algo, você pode poupar o valor.
O hábito da poupança
Poupar dinheiro é muito mais um hábito do que exatamente o valor. Isso porque muitas pessoas não guardam dinheiro porque não sobra. Porém, independentemente da renda dessas pessoas, o hábito de guardar dinheiro não é intrínseco.
Por isso, o seu desejo de compra nunca acaba e a poupança é sempre adiada. Sendo assim, é importante que você alimente esse hábito.
Caso as suas finanças estejam negativas, direcione um valor, ainda que lhe pareça irrisório, para essa finalidade. Dessa forma, você cria esse hábito de guardar. Assim sendo, em longo prazo poderá elevar o valor direcionado para a poupança de forma orgânica.
Trocas inteligentes e a poupança direcionada
Para direcionar uma poupança, algumas trocas podem ser viáveis dentro de um planejamento financeiro. Por isso, trocar cartões tarifados por cartão de crédito sem anuidade, trocar a conta de banco tradicional por conta digital das fintechs, a assinatura de TV a cabo por streaming etc.
Pequenas mudanças que fazem diferença em longo prazo
São muitas as possibilidades de realizar trocas inteligentes dentro da sua rotina. A tendência é que você economize um valor que lhe parece pouco dentro do mês. Porém, pode ser um diferencial em um período maior, como o período de um ano, por exemplo.
Dessa maneira, sobra um valor maior para que você possa direcionar para uma poupança. Certamente, são as pequenas mudanças que direcionam uma pessoa aos seus objetivos.