Economizar dinheiro: veja os 4 erros mais comuns - Notícias Concursos

Economizar dinheiro: veja os 4 erros mais comuns

Você sabe quais são os erros mais comuns de quem tenta economizar dinheiro? Saiba de uma vez por todas e se livre da dificuldade financeira.

Pode até parecer uma tarefa difícil economizar dinheiro, mas para além do planejamento financeiro, é preciso agir diferente da maioria. Pensando nisso, nós trouxemos algumas atitudes que você não deve repetir.

1. Adiar o momento de economizar dinheiro

Você já reparou que a maioria das pessoas busca sempre uma desculpa ou adia o mês de economia? Pois é. Esse também pode ser o seu caso.

Isso acontece, porque é muito mais fácil dizer que vai economizar no mês que vem, quando o salário aumentar, quando for pago o 13º salário ou quando a correria passar.

Sempre economizar dinheiro fica para depois, o que é um grande problema. Economize hoje e não amanhã. Claro que com o 13º você poderá economizar um valor maior, mesmo assim economize o máximo com outros ganhos que você tiver até lá.

Adiar o dia de economizar o seu dinheiro só te fará não poupar.

2. Economizar dinheiro sem uma meta

Esse erro é muito comum e faz parecer o economizar dinheiro apenas algo sem propósito, o que dificulta ainda mais o processo de economia. Por isso, prefira colocar uma meta quando começar a economizar.

Por exemplo, até o mês tal, do ano tal, terei pelo menos dinheiro x guardado, para meta y.

A meta pode ser dar entrada em um carro, uma casa ou até fazer aquela sua viagem dos sonhos. As possibilidades de economizar dinheiro para metas são muitas.

Mesmo assim, é importante lembrar que para além da sua meta, é preciso ter valores para imprevistos.

3. Pegar dinheiro “emprestado” das economias e não devolver

Essa é muito comum principalmente para pessoas que guardam o dinheiro em poupança. Um hábito comum sempre que aparecer um gasto a mais recorrer ao dinheiro que já economizou com justificativa que irá pegá-lo “emprestado” só aquele mês e depois irá devolver.

Na realidade, a tendência é que a exceção vire uma prática e você sempre utilize o dinheiro guardado. Fuja desta armadilha!

Não pegue o seu dinheiro guardado, a menos que um grande imprevisto tenha acontecido. E pagar contas comuns não é um imprevisto. Por isso, se programe!

4. Cortar todos os gastos de uma vez

Na vontade de economizar dinheiro, muitas pessoas começam a cortar todas as opções de lazer e gastos extras de uma vez. Isso não é o ideal.

Fazendo isso, a tendência é que economizar dinheiro se torne algo difícil para você e logo passará pela sua cabeça desistir da ideia. Tente cortar os exageros primeiro e aos poucos ir reduzindo outros gastos.

Vale também o bom senso de colocar na balança qual gasto pode continuarem sendo feitos com responsabilidade e mesmo assim ainda será possível economizar.

Gostou das nossas dicas? O nosso artigo “Confira 4 dicas INFALÍVEIS para economizar” também pode te ajudar nesta jornada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?