Maia afirma ser impossível aprovar Orçamento de 2021 antes da PEC emergencial

Presidente da Câmara dos Deputados acredita que, em cenário otimista, a emenda deve ser analisada em dezembro

Na última quinta-feira (15), Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, afirmou que acredita ser impossível aprovar o Orçamento de 2021 antes da PEC emergencial, que irá criar mecanismos de ajuste fiscal. Segundo Maia, isso é um risco muito grande para o governo.

Maia falou sobre o assunto em live do banco BMG. De acordo com ele, os políticos estão preocupados com o prazo para aprovar essa PEC, já que a discussão deve acontecer apenas após as eleições municipais. Maia acredita que num cenário “otimista”, essa emenda constitucional deve ser analisada apenas no fim de dezembro.

“Em tese, se nós quisermos, nós votamos entre o Natal e o ano novo. Então é disso que nós estamos falando, é desse prazo, é isso que me preocupa”, afirmou Maia.

Também deve ficar para o fim do ano a aprovação e definição de detalhes do Renda Cidadã, programa que deve substituir o Bolsa Família e servir como uma espécie de continuidade do auxílio emergencial. Para não correr o risco de baixar a aprovação e afetar diretamente os políticos disputando as eleições municipais, o governo deve deixar as definições para o novo programa social também para dezembro. Atualmente, o governo encontra dificuldade de financiamento do Renda Cidadã.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.