Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Isenção do IPVA 2020 confirmada para ESTES carros; VEJA a lista oficial

Você sabe quem tem obrigação de pagar o imposto anual? A resposta é simples, mas varia de estado para estado.

O Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva (IPVA) é um tributo pago todos os anos por proprietários de veículos. Você sabe quem tem obrigação de pagar o imposto anual? A resposta é simples, mas varia de estado para estado. Saiba tudo!

Os veículos com mais de 10 anos de fabricação têm isenção do IPVA nos seguintes estados: Roraima e Rio Grande do Norte. Vale destacar, ainda, estados que preveem isenção por um tempo maior:

  • 15 anos: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
  • 18 anos: Mato Grosso,
  • 20 anos: Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Em Santa Catarina, os veículos que são fabricados até 1985 são isentos do tributo. Em Pernambuco e Minas Gerais, há um sistema diferente na cobrança do IPVA, promovendo uma redução progressiva do valor do imposto.

A conta, vale destacar, é simples. O proprietário deve consultar o documento oficial do seu carro para verificar o ano de fabricação e fazer a conta referente à validade de cada estado citado acima.

No CRV ou CRLV, consta o “ano de fabricação” e o “ano-modelo”. Para cálculo do IPVA, é levado em conta o “ano de fabricação” para a avaliação do valor venal.

Lojistas, pessoas físicas e a tabela FIPE consideram o “ano de fabricação” para estabelecer uma referência de valor de mercado.

Veja também: PL quer CNH gratuita para todo o Brasil; veja como vai funcionar

Leia Também:

45 Comentários
  1. Amanda Paula Dentro Diz

    Até quando o povo de São Paulo irá suportar este autoritarismo!

  2. Ivan Cezar Diz

    Tenho um Opala diplomata SE 88, cuido muito bem dele, me dá gastos infinitos, mas foi uma opção por ter este carro, será q não posso possuir ele, mantenho a manutenção em dia e não devo nada dele, e pq os q acham q carro novo não dá problema é cego e surdo, pois a maioria q atropela, capota, mata inocentes são só os novinhos, é difícil vc ver ver um carro antigo envolvido nestas batidas homicidas, destruindo famílias, fogem, pagam fiança e ficam de boa, pois tem um bom advogado e grana para pagar a este..Quando a mim me cuido e trato bem meu equipamento.

  3. Giovanni Onofre Diz

    Galera do mimimi aqui ta pesado, poluição as pessoas ficaram chata demais, aqueles que acham que carro poluem, fala isso para as fabricas então, fala isso com cada coisa consumida que ao final ela vira lixo e muitas das vezes nem reciclável É. O problema não É poluição, nem ser novo ou velho. O problema é a ganância do ser humano e em querer controlar a vida do outro em vez de cuidar da sua Poha.

  4. Marcelo Miagui Diz

    É Pelos comentários que vc vê o país da Atrasolândia.. Braselerdos querendo pagar imposto.. 😒😒😒

  5. Leo Diz

    Pessoas brigando de quem tem que pagar mais ou menos.
    Ninguém merece pagar esse imposto , esse dinheiro só alimenta corrupção dos Estados.

  6. Leo Diz

    O certo mesmo era não existir ipva ,um imposto que só gera cabide de emprego e corrupção.
    Muitos estados tem esse imposto caríssimo como sua maior arrecadação, não utilizam esse dinheiro para estradas e muito menos para o meio ambiente.
    Esse é o imposto mais fdp do país, estradas boas tem pedagios e as outras são esburacadas.
    É a máquina do estado de arrecadação, e fora as multas.
    Nada nesse país é seu !

  7. Emanuel Silva Diz

    Então quer dizer que os mais pobres teriam que andar a pé , porque dinheiro pra pagar mais impostos ele não ia ter , e nem para comprar um carro novo, se você tem boas condições não ache que todos são assim , não olhe só para seu umbigo.

  8. Reinaldo Diz

    Os carros mais velhos é que deveriam pagar mais ipva pois geram mais poluicao, pode causar acidentes com peças velhas e devia ser igual ao USA devia pagar pelo peso e nao pelo preço. Um caminhao velho estraga mais as ruas e estradas do que um carro leve e novo. Porem o leve e novo paga mais…incentivando as pessoas a manterem carros velhos circulando poluindo e causando acidentes por falta de manutenção e alimentando os desmanches com peças roubadas. Hoje tenho um 2011 mas me roubaram um carro 1994 por encomenda para desmanche. Tudo errado nesse país

  9. Erenice Diz

    Meu carro e um Celta tem 29 anos esta muito bem cuidado, e nao vejo pq nao pagar imposto.E se coisa velha nao vale mais nada…oque dizer do ser humano idoso???…😊😊😊

  10. Kleiton Diz

    Meu carro velho ano 92 está mais inteiro que muitos modelos 2000 então não generalize, meu carro está com a manutenção em dia!!!

  11. Edinaldo Diz

    O problema e que nossos governantes trabalha para a classe rica e não para a classe menos favorecida eles não querem agente com nada uma prova e barras reportagem q fica mandando o povo anda de transporte público mas nunca vi um repórter usa trasporte público tudo um bando de nojento outra coisa o povo brasileiro tem que acorda porque o povo brasileiro não precisa desses caras que estão lá em Brasília análise sua vida o que o governo tá fazendo por você somos as formiguinhas eles são os gafanhotos pensem nisso

  12. Rodrigo Diz

    Concordo.

    Deveria ter transporte público de qualidade para quem não tem condições de comprar/manter um carro.

    Deveria ser maior o IPVA para carros velhos, incentivar a modernização e produção, que geraria mais empregos, e diminuiria a pobreza.

    Os custos seriam menores, vende mais, e mais e mais pessoas poderiam ter carros novos ao invés de condenar aos de menor poder aquisitivo a ficar refém de automóveis sem condições de uso, verdadeiros lixos poluentes, condenados.

  13. Edilson Diz

    Pagar impostos, vc ñ é dono do seu próprio veículo, pq se ñ paga ñ anda, então Ñ é seu.

  14. Edilson Diz

    Eu acho q deveríamos ser pago imposto no ato da compra, zero na agência, e aí invés de IPVA seria seguro obrigatório pra terceiros, pois assim seria justo pros 2 lados, livre como na constituição de ir e vir..

  15. Tarciano Diz

    O grande problema não são os carros, nem os novos e muito menos os antigos, o grande problema são nossos políticos que inventam mais de 100 impostos para roubar você toda hora…..na compra de qualquer carro você estará pagando por impostos pelo os 100 anos que virão!!!!! Pense nisso!!!!! Somos um bando de idiotas…..carro popular paga 400 impostos, carro de pessoas ricas pagam 405 impostos…..

  16. Carlos Diz

    Caro Lúcio , essas sucatas que poulem e circulam por ai , são uma minoria de irresponsáveis que ja não pagam nada e não tem compromisso nenhum , esses carros geralmente ja não pagam documentação há anos por isso saem por ai à deriva , por um outro lado prezado Lucio , tem também uma minoria de carros novos e luxuosos também são irresponsáveis e saem por ai testando seus motores potenntes e sobre efeito de alcool atropelam e matam pessoas inocentes e que por sinal pagam uma fiança e são liberados , então o problema está na lei , que não tiram sucatas de circulação e não punem ricos irresponsáveis!

  17. José Diz

    Então só pobre pagaria, pois todos os ricos têm carros novos. Será que é justo isso?

  18. Dejamar Diz

    Se nossos governantes , desse incentivo aos donos de carros velhos, trocando suas latas velhas , por latas novas, com o incentivo, de desconto. Tenho certeza , não teriamos essas requias encalhadas.
    Nosso poder aquisitivo é baixo, nossos carros novos são muito caros, não condiz com nosso padrão financeiro.
    Sinceramenrte: A administração do nosso pais. É UMA VERGONHA.. Não olha pra nossa realidade.

  19. Marcelo santis Diz

    Santa Catarina 35 anos só por Deus carro com 15 anos já não presta mais pra nada que a salina já enferruja

  20. Filipe Diz

    O valor de mercado para para lojistas e pessoas físicas é o “ano modelo” e não o de fabricação como diz a reportagem. Este último vale apenas para o IPVA.

  21. Mango Lao Diz

    BMW tem isenção? Quais são os carros mesmo?

  22. Marcio Diz

    Vejo algumas pessoas de poder aquisitivo maior falarem que quem tem carro velho deveria pagar mais imposto. Mas estes riquinhos não sabem o quanto estes trabalhadores mais pobres sofrem para ter um carrinho. Não sabem a dificuldade de manter os mesmos para poder ter um meio de trabalho ou até mesmo proporcionar um pouco de lazer para suas famílias. Parem e olhem para baixo um pouco, pois o mundo não gira em torno do umbigo de vocês. Sejam mais respeitosos com a classe mais baixa, pois nem todos nasceram em berço de ouro ou ganharam tudo de mão beijada do papai.. Mais respeito por favor

  23. Cladio Diz

    Isso ai é mentira porque o meu carro tem mais de 30anos e eu paguei normalmente no rio de janeiro

  24. Barbosa Diz

    Governador do estado de Pernambuco não tem interesse nenhum em ajudar a população. Investiu sim em lombadas eletrônicas. Esse aí espero que em breve a máscara caia.

  25. Lucio Diz

    Sinto pena de algumas pessoas que falam mau e destratam outras que tem um veículo mais velho,nem todo mundo pode ter um carro novo, esse país onde o mais pobre sempre leva a pior, velho ou novo é muitas vezes a conquista de uma vida de uma pessoa.
    Graças a Deus eu tenho condições de poder ter um carro novo, nas trabalho muito todos os dias,
    E me sinto roubado quando vou pagar o ipva e ter q desembolsar 7.000 reais para bando de oportunistas e corruptos, pagar 5.000 de seguro porque o Estado não protege o meu bem..enfim… respeite o suor das pessoas, cada um compra o que pode . (Muitos não ,mas está com carnê atrasado debaixo do travesseiro mas ainda sim crítica quem tem um carro velho e quitado).

  26. Luiz Diz

    Fica falando de carro velho que enguiça
    O seu deve ser novo né amigo
    Cuidado pra tu não pagar com a língua amigo

  27. Sergio Diz

    Aqui também na Bahia não tem isso não
    Meu carro e modelo uno 2001 todo ano eu pago

  28. Ezequias Diz

    Esse governador de Pernambuco tem q morrer vivo pelas merda q faz nao tras benefício nenhum e ainda quer Roubar dos pobres trabalhadores os veículos. Fora Paulo Camara…

  29. Já d gv Diz

    Sr. Lúcio rico!! Não é pecado ser rico como o senhor deve ser, pecado é a arrogância de seres como você. Só por que consegue ter um carro mais novo acha que pode chamar os demais de sucata? É por isso que a bíblia diz que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no céu. Se for rico néh!? Costuma ter comprado em 72 vezes e quando fica apertado para pagar acha que os donos de veículos mais velhos são culpados…

  30. Emerson Diz

    Minas Gerais continuamos pagando imposto de carros antigos e nada e reduzido são absurdo os impostos

  31. Tonho Diz

    Porquê só o estado de Pernambuco não aderiu à esse benefício? Não consigo entender 🤔

  32. Angelina Layla Diz

    O meu carro é o palio ano 2000 e eu gostaria de saber se é obrigatório pagar o IPVA ou se é isento?

  33. Fernando bzerra Diz

    Deveria ser pelo peso do veículo uma porcentagem paga baseada no peso de cada veículo em todo território brasileiro. Independente de ano cada uma escolheria se iria pagar pelo peso de um veículo novo ou velho.

  34. Tifu Diz

    Pelo que entendi, quem tem carro que polui e enguiça mais, fica isento de IPVA. Vai entender…

  35. Carlos Diz

    Chamam os outros de burros e falam asneiras, confundem as coisas, tem muitos carros antigos e muito bem conservado, discutem a isenção de impostos para certos veículos, em vez de discutirem, a extinção do imposto, pois ao adiquir um bem já pagamos por vários impostos, ao retirarmos e renovarmos nossa habilitação também. O Brasileiro tem que aprender o que tem que ser discutido, e não ser sempre manipulado naquilo que eles querem nos impor.

  36. Elias Diz

    Caro lúcio milionários que nem você que tem a soberba na ponta da língua deveriam pagar pelos pobres que não tem as mesmas condições de possuir um carro melhor . Aliás por que não se muda pro Japão?

  37. Fernando Santos eler Diz

    Os Veículos automotores mecânicos (vulgo carro e moto ),com + de 10 anos tinham ser isentados. Pois até as peças para reposição sao mais difíceis . Já tendo pago os doctos desde a aquisição e a permanência no uso anos e mais anos, deveria isentar .

  38. Paulo Diz

    Porque minas gerais nao aderiu a isencao do imposto para veiculos mais 10 anos.

  39. Lucio Diz

    Infelizmente o nosso país e pobre de governos, quem gosta de colecionar sucatas deveria pagar muito mais caro, qto mais velho o veículo mais caro deveria ser o imposto, colocam essas sucatas velhas nas estradas, põem em risco as famílias, ocupam o mesmo espaço de um veiculo mais novo, poluem o planeta com motor antigo, enfim seu governantes burros, é só se espelhar no Japão.

  40. Amauri Feitosa Diz

    IPVA deveria ser de acordo com o ano do veículo, a cada 5 anos de uso menor a porcentagem.

  41. ISABEL CRISTINA FERREIRA Diz

    Porque o ES não aderiu à isenção do IPVA com 10 anos de uso? Aqui tudo é mais difícil. O estado não facilita em absolutamente em nada para nós. Um absurdo. É se há um comentário parecido, com certeza não fui eu quem o enviou. É a 1a vez que teso comentários aqui.
    Obrigada.

  42. ISABEL CRISTINA FERREIRA Diz

    Porque o ES não aderiu à isenção do IPVA com 10 anos de uso? Aqui tudo é mais difícil. O estado não facilita em absolutamente em nada para nós. Um absurdo.

  43. Urso black Diz

    SANTA CATARINA, TA FORA DA CASINHA VEICULOS ISENTOS DO IPVA ATÉ 1985, taix loko o governador corrupto.

  44. Jessica Diz

    Deveria ser o oposto….. Quem tem carro novo em boas condições não deveria pagar IPVA ou deveria pagar mais barato. Donos de veículos antigos que até oferecem perigo na rua, deveriam pagar mais caro

  45. Lina Diz

    Vocês sabe me dizer se em Belo Horizonte Minas Gerais vai ter a CNH gratuita

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?