Como economizar em seu home office?

Quando a pandemia do novo coronavírus foi decretada e o Brasil começou a adotar medidas de isolamento social, milhões de brasileiros começaram a trabalhar em regime de home office. Numa primeira vista, o home office oferece algumas economias, como locomoção, combustível, aluguel do escritório e até roupas. Mas também há fatores que diminuem a economia, como a conta de luz possivelmente mais cara.

Nos últimos dias, diversos estados voltaram a decretar lockdown e medidas de isolamento. E mais pessoas podem voltar a trabalhar em home office. Com planejamento e organização, é possível diminuir ainda mais o custo do dia a dia.

A alimentação no home office é um dos principais fatores que podem ajudar na economia. Já que o trabalho é em casa, o gasto com almoço – e às vezes até sobremesa – pode ser cortado e, em vez disso, as refeições podem ser preparadas em casa. Pedir delivery é tentador, mas cozinhe sempre que possível. O gasto semanal com combustível e convênios de estacionamentos – ou mesmo estacionamentos de rua – também são cortados.

Contas de luz, gás e água podem aumentar durante o período de home office. Por isso é importante ter uma reserva de emergência e apostar no planejamento financeiro. Contas de luz podem inevitavelmente aumentar, já que o notebook, por exemplo, terá que ser usado durante horas. Nesses casos, pode ser interessante investir em itens e equipamentos que consumam menos energia.

Vale lembrar também que o computador só para de consumir energia quando é desligado por completo. Então prefira desligá-lo, em vez de deixá-lo no modo “dormir”. O mesmo vale para outros equipamentos. A impressora não é usada todo dia? Ligue na tomada apenas quando for necessário.

Se precisar usar um ar condicionado, lembre-se de deixar as janelas e portas do ambiente fechadas. Quando não estiver no local, mantenha o ar condicionado desligado. Vale lembrar ainda que o frio em excesso consume mais energia, então é preferível deixar em uma temperatura média.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.