Após quatro quedas seguidas, confiança do consumidor sobe em fevereiro

Nesta quarta-feira (24), a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou o índice que mede o nível de confiança do consumidor. Esse índice teve aumento de 2,2 pontos em fevereiro e agora está em 78 pontos. Essa foi a primeira alta após quatro meses de quedas consecutivas.

“O início da campanha de imunização contra a Covid-19 no país e a possibilidade de reedição do auxílio emergencial parecem ter reduzido o desânimo do consumidor em fevereiro”, afirmou Viviane Seda Bittencout, Coordenadora das Sondagens.

A pesquisadora afirmou que, mesmo assim, o nível de confiança ainda é baixo e que para existir uma tendência de alta é necessário alguns fatores, como a velocidade em que os brasileiros serão vacinados, a evolução dos números da pandemia e a recuperação do mercado de trabalho. Para a pesquisadora, é “algo difícil” ter esses fatores em andamento positivo no primeiro semestre de 2021, levando em consideração “a grande dificuldade que será novamente enfrentada pelas empresas do setor de serviços, segmento que mais emprega no país”.

Este mês, a melhora da percepção dos consumidores e expectativa para os próximos meses do ano foram influências para a alta. Mas os dois fatores continuam desfavoráveis e em índice menor do que o de dezembro. O Índice de Situação Atual (ISA) teve aumento de 1,4 ponto, chegando a 69,5 pontos. E o Índice de Expectativas (IE) subiu para 2,7 pontos e agora é de 84,8 pontos.

Na última segunda-feira (22), o Banco Central divulgou a Pesquisa Focus e mostrou que os analistas do mercado aumentaram a estimativa da inflação deste ano para 3,82%. O valor está acima da meta central, de 3,75%. E a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) continua em alta para 2021, mas o valor caiu de 3,43% para 3,29%.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.