Economia: posição de investimento internacional líquida do Brasil - Notícias Concursos

Economia: posição de investimento internacional líquida do Brasil

Confira a Posição de Investimento Internacional Líquida do Brasil, conforme definições do GMM. Saiba mais detalhes!

Confira a Posição de Investimento Internacional Líquida do Brasil, conforme a informação do Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM).

Economia: posição de investimento internacional líquida do Brasil

Conforme dados oficiais, as estatísticas de Posição de Investimento Internacional apresentam os estoques dos ativos e dos passivos externos do país, de acordo com a 6ª Edição do Manual de Balanço de Pagamentos do Fundo Monetário Internacional FMI (BPM6), informa o Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM).

Os fluxos da conta financeira do balanço de pagamentos

Conforme consulta no Metadados (GMM), os saldos guardam estreita relação com os fluxos da conta financeira do balanço de pagamentos e são compilados em cinco itens para posições ativas:

  • investimento direto no exterior;
  • investimento em carteira;
  • derivativos financeiros;
  • outros investimentos e ativos de reservas.

Ademais, em quatro itens para posições passivas: investimento direto no país; investimentos em carteira; derivativos financeiros e outros investimentos.

Dívida externa bruta

De acordo com o Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM), a dívida externa bruta, incluída na Posição de Investimento Internacional, é apurada com base no valor nominal, exceto os títulos emitidos pela República no mercado internacional valorados a mercado, na moeda de origem, fundada nos registros efetuados pelo devedor junto ao Banco Central do Brasil, no sistema Registro Declaratório Eletrônico – Registro de Operações Financeiras (RDE-ROF), convertida para dólares norte-americanos (US$), utilizando-se a taxa de câmbio de final de período.

Linhas de crédito interbancárias

Conforme informa o Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM), as linhas de crédito interbancárias de curto prazo são mensuradas conforme informações do Plano Contábil das Instituições Financeiras Nacionais (Cosif).

Estoque de títulos de renda fixa

O estoque de títulos de renda fixa negociados no mercado doméstico, denominados e liquidados em reais, é detido por não residentes, têm como fonte de informação o Sistema SELIC, e é valorizado conforme preço da curva de rentabilidade intrínseca dos papéis, informa o Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM), por meio de consulta aberta ao sistema Metadados.

Ativos – Investimento Direto no Exterior

Dados obtidos da declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) compilada pelo Banco Central do Brasil;

Investimento em carteira no exterior

Conforme GMM, dados obtidos da pesquisa CBE;

Derivativos financeiros

Conforme GMM, dados obtidos da pesquisa CBE;

Outros investimentos

Dados obtidos da pesquisa CBE acrescidos de cotas de participações brasileiras em organismos internacionais, de acordo com o sistema Metadados do Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM).

Ativos de reservas

De acordo com o Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM), as reservas internacionais no Banco Central do Brasil são constituídas por:

  • Posição de reserva no FMI;
  • Direitos Especiais de Saque (DES);
  • ouro monetário;
  • instrumentos derivativos;
  • outros ativos de reservas; e
  • ativos em moedas estrangeiras, representados por moedas e depósitos e títulos de dívida.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?