No Brasil, no contexto do enfrentamento da Covid-19, o Banco Central do Brasil (BCB) monitorou permanentemente o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e a atividade econômica, para antever e tratar situações adversas com tempestividade ao longo de 2021, conforme informa a instituição através de documento oficial.
Economia: a regulamentação da linha de crédito
A regulamentação da linha de crédito para estimular a economia em meio à pandemia pode ser citada como exemplo de medida adotada. Como resultado, assegurou-se a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com adequados níveis de liquidez e de capitalização. Em particular, o fluxo de crédito continuou a funcionar com normalidade.
Pix: diminuição de custo de transações econômicas para os cidadãos
Assim sendo, no contexto de distanciamento social decorrente do enfrentamento da pandemia, iniciativas do Banco Central do Brasil (BCB) como o Pix foram fundamentais, ao facilitar e diminuir o custo de transações econômicas para os cidadãos, além de viabilizar a inclusão financeira de pessoas antes não bancarizadas e de tornar as atividades comerciais mais práticas e ágeis.
A intensificação do uso de tecnologias digitais
Com a intensificação do uso de tecnologias digitais nos domicílios brasileiros, o Banco Central do Brasil (BCB) buscou a ampliação do contato com a sociedade e o aperfeiçoamento de sua comunicação, com iniciativas como o lançamento do perfil institucional no Telegram e no WhatsApp, destaca a instituição em documento oficial.
A autonomia do Banco Central do Brasil (BCB)
O fortalecimento da autonomia do Banco Central do Brasil (BCB) por meio da Lei Complementar 179, de 2021, promoveu ainda mais transparência aos atos da instituição e ratificou que a estabilidade de preços é o objetivo fundamental da autarquia.
O ajuste da política monetária mediante a inflação
Para garantir a convergência da inflação para a meta, a política monetária foi ajustada com base na avaliação de que a taxa básica precisava ser elevada para um nível acima da taxa neutra.
Elevações do prêmio de risco e aumento nos riscos de desancoragem das expectativas de inflação
De acordo com documento oficial, questionamentos relevantes em relação ao futuro do arcabouço fiscal no Brasil resultaram, nos últimos meses do ano, em elevações do prêmio de risco e aumento nos riscos de desancoragem das expectativas de inflação.
Banco Central aponta melhora nos indicadores de sustentabilidade da dívida pública
Houve, no entanto, desempenho mais positivo dos resultados fiscais e melhora nos indicadores de sustentabilidade da dívida pública. Em decorrência dos diversos choques que atingiram a economia brasileira, a inflação fechou o ano de 2021 acima do limite superior do intervalo da meta.
Prospectivamente, o ano de 2022 deve apresentar cenário externo desafiador para a economia internacional, refletindo a persistência do processo inflacionário e a consequente reação dos bancos centrais, destaca a instituição.