ECLIPSE SOLAR em OUTUBRO: veja data, horário e como assistir ao vivo

ECLIPSE SOLAR em OUTUBRO: veja data, horário e como assistir ao vivo

Eclipse solar vai poder ser visto em alguns locais. Veja o que se sabe até agora sobre o esperado fenômeno astronômico

Dentro de mais alguns dias, moradores de alguns estados das regiões Norte e Nordeste poderão presenciar um esperado fenômeno astronômico: o eclipse solar. Segundo meteorologistas, o evento deve ocorrer no próximo dia 14 de outubro, quando a Lua deverá se posicionar entre o Sol e a Terra, transformando a estrela em uma espécie de anel de luz.

Como este é um evento que mexe com a curiosidade de muitas pessoas, separamos abaixo uma série de perguntas e respostas sobre o eclipse solar do próximo dia 14. Assim, você vai poder se preparar para conferir o evento junto com amigos e familiares.

Vale lembrar que o eclipse vai acontecer justamente no final da tarde de um sábado, momento em que boa parte das pessoas não está trabalhando.

O eclipse solar

  • É raro?

Não. De acordo com meteorologistas, o eclipse solar não pode ser considerado necessariamente um evento raro. O último aconteceu ainda em 2021, mas naquela ocasião, ele não pôde se visto em solo brasileiro.

  • Qual é o horário?

O eclipse deve começar a se formar e a ficar visível a partir das 15h50, pelo horário de Brasília. Mas, no geral, o horário do ápice do eclipse vai variar de acordo com o local. No Amazonas, por exemplo, o anel de fogo vai poder ser visto às 14h55.

  • Haverá eclipse parcial?

Sim. Considerando a posição da Terra, do Sol e da Lua, é possível dizer que apenas alguns estados do país conseguirão ver o eclipse total, e outros conseguirão ver o eclipse parcial.

  • Quais capitais poderão acompanhar o eclipse?

Em todas as 26 capitais de estados e no Distrito Federal será possível observar o eclipse solar. Mas as cidades do Norte e do Nordeste é que conseguirão ter uma visão melhor. Veja na lista abaixo, as capitais que conseguirão registrar as melhores experiências.

Capital Estado Cobertura do sol
Natal RN 88,52%
João Pessoa PB 88,50%
Manaus AM 88,32%
Teresina PI 87,38%
Recife PE 87,19%
Fortaleza CE 83,65%
Maceió AL 82,50%
Palmas TO 82,31%
São Luis MA 79,50%
Aracajú SE 78,66%
Porto Velho RO 78,61%
Belém PA 76,76%
Macapá AP 73,02%
Boa Vista RR 71,99%
Salvador BA 71,93%
Rio Branco AC 70,22%
Brasília DF 63,10%
Cuiabá MT 61,62%
Goiânia GO 59,90%
Belo Horizonte MG 48,95%
Vitória ES 47,18%
Campo Grande MS 45,84%
Rio de Janeiro RJ 38,81%
São Paulo SP 37,09%
Curitiba PR 31,05%
Florianópolis SC 24,63%
Porto Alegre RS 17,60%

 

Já os estados em que a visão será melhor são Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins e Paraíba.

  • Terá transmissão?

Sim. O eclipse solar do próximo dia 14 poderá ser visto por todas as pessoas através da internet. Haverá uma live no youtube, promovida pelo Observatório Nacional. A transmissão começa a partir das 11h30.

Outra opção é conferir a live da Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA), que fará uma transmissão também no YouTube, a partir das 12h30, pelo horário de Brasília. Cientistas participarão da cobertura, e eles poderão responder perguntas dos usuários no chat. Neste caso, no entanto, é importante ter algum domínio no inglês para participar da conversa.

O site Timeanddate também vai transmitir o fenômeno a partir das 11h30, pelo horário de Brasília.

ECLIPSE SOLAR em OUTUBRO: veja data, horário e como assistir ao vivo
Eclipse solar vai ser transmitido em canal da Nasa. Imagem: Reprodução/ YouTube
  • Posso olhar diretamente para o sol?

Não. Especialistas seguem indicando que não é uma boa ideia olhar diretamente para o sol. Os raios solares têm alto poder de prejudicar a visão do indivíduo de maneira imediata. Uma boa dica é usar óculos escuros. Mas mesmo com eles, não é indicado abusar da observação.

  • Posso usar um telescópio?

Sim. Você também pode usar um telescópio para observar o eclipse solar. Mas especialistas lembram que é preciso que o instrumento tenha filtros específicos e adaptados para este tipo de observação astronômica. Também é importante ficar de olho na procedência das lentes para não ter nenhuma surpresa desagradável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?