Você já se perguntou se o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) irá pagar o 14º salário para aposentados e pensionistas em 2025? Com diversas notícias circulando nas redes sociais, o assunto pode ser dúvida de quem depende de benefício. Afinal, ter uma renda extra, especialmente no final do ano pode ser fundamental.
Este conteúdo reúne informações atualizadas e esclarece as questões mais comuns sobre o 14º salário do INSS: o que é, quem teria direito, qual o valor, se há previsão de pagamento e como se proteger dos constantes golpes relacionados ao tema. Confira a seguir!
O que é o 14º salário do INSS?
O chamado 14º salário do INSS é um benefício extra proposto como resposta ao impacto financeiro sentido principalmente durante os anos de pandemia. O objetivo era fornecer uma nova parcela de abono anual para os segurados, semelhante ao já conhecido 13º salário.
A proposta foi formalizada por meio do Projeto de Lei 4.367/2020. Sua criação pretendeu aliviar o orçamento dos aposentados e pensionistas, uma vez que, naquele momento, o 13º foi antecipado, deixando muitos sem renda extra no final do ano – período em que, tradicionalmente, as despesas aumentam.
Contudo, apesar do apelo popular, o projeto do 14º salário ainda não foi aprovado e segue em tramitação no Congresso Nacional, não havendo confirmação de sua implementação até o momento.
Quem teria direito ao 14º salário caso seja aprovado?
O projeto original especificava que, uma vez aprovado, teriam direito ao possível 14º salário os beneficiários das seguintes categorias:
- Aposentadoria por idade
- Aposentadoria por tempo de contribuição
- Aposentadoria por invalidez
- Aposentadoria especial
- Pensão por morte
- Auxílio-doença
- Auxílio-acidente
- Auxílio-reclusão
Por outro lado, quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) não estaria contemplado nessa proposta.
Atenção: Além disso, por ainda não haver aprovação, essa lista permanece apenas no campo da expectativa. Não há confirmação oficial, nem lista de pagamentos para nenhum benefício extra em 2025.
INSS vai pagar o 14º salário em 2025?
Apesar de toda a movimentação e interesse, é válido reforçar que até agora o 14º salário do INSS não foi aprovado. O Projeto de Lei 4.367/2020 segue parado no Congresso desde 2022, sem qualquer indicação de votação ou avanço recente.
Portanto, não existe nenhuma previsão, calendário oficial ou data marcada para pagamento do 14º salário em 2025. Qualquer mensagem, ligação ou anúncio prometendo depósito imediato dessa quantia configura desinformação ou mesmo tentativa de golpe.

Valor esperado para o 14º salário: qual seria?
Na redação original do projeto, ficou definido que o valor do 14º salário do INSS deveria seguir as seguintes regras:
- Para beneficiários que recebem um salário mínimo: valor igual a um salário mínimo.
- Para quem recebe acima de um salário mínimo: valor limitado a dois salários mínimos.
No entanto, essas condições não são oficiais, pois dependem da aprovação do projeto e de possíveis alterações durante as discussões no Congresso Nacional.
Como está a tramitação do 14º salário do INSS?
O Projeto de Lei 4.367/2020, que trata do 14º salário do INSS, foi apresentado na Câmara dos Deputados e já passou por comissões, mas permanece sem avanços notáveis. Desde 2022, não houve novas movimentações relevantes. Veja quais seriam os próximos passos:
- Aprovação na Câmara dos Deputados;
- Aprovação no Senado Federal;
- Sancionamento pelo Presidente da República.
Golpes continuam preocupando aposentados
Com a alta demanda de informações sobre o 14º salário, infelizmente surgiram diversos golpes envolvendo aposentados e pensionistas. Em muitos casos, pessoas recebem ligações, mensagens ou e-mails prometendo a liberação rápida do benefício mediante o fornecimento de dados pessoais ou bancários.
É fundamental lembrar: nenhum servidor público ou representante do INSS faz contato solicitando dados para pagamento do 14º salário, justamente porque ele ainda não existe. Sempre desconfie e nunca compartilhe informações pessoais sem verificar sua procedência em canais oficiais.
A seguir, confira mais sobre pagamentos do INSS:
Continue no Notícias Concursos e confira outros assuntos.















