É possível CANCELAR UM PIX? Veja o que fazer em caso de ERRO - Notícias Concursos

É possível CANCELAR UM PIX? Veja o que fazer em caso de ERRO

Veja em quais casos é possível cancelar um pix e o que fazer em caso de erro

Pix é um sistema de pagamento criado pelo Banco Central em 2020. A proposta de realizar transferências bancárias instantaneamente e receber o dinheiro em até 10 segundo caiu no gosto dos brasileiros rapidamente.

Isso porque garante praticidade para o dia a dia financeiro de todos os cidadãos brasileiros. Além disso, é um sistema totalmente gratuito, que não conta com incidência de taxas ou cobranças extras.

No entanto, se por um lado o cidadão se beneficia de todas as vantagens do pix, em especial da rapidez da transação, os casos de erros e fraudes preocupam. Nestes casos, muitos se perguntam: “é possível cancelar a operação?” Descubra logo a seguir.

Como canelar um pix?

Antes de tudo, é importante compreender que o pix é uma transação instantânea. Ou seja, quando você transfere um valor para outra conta, o dinheiro fica disponível imediatamente para o destinatário.

Por isso, se você conclui a operação e confirmou o envio da transferência não é possível realizar o seu cancelamento. Sendo assim, o recomendado é que os brasileiros sempre confiram os dados antes de confirmar a operação.

No entanto, existe apenas um caso onde é possível cancelar um pix: através do agendamento.

Cancelando um agendamento

A grande maioria dos aplicativos de bancos e instituições financeiras oferecem a opção de agendamento de pix, seja na realização de transferências ou pagamentos. Neste caso, é possível realizar o cancelamento da operação. Isso porque, apesar de ter a sua confirmação, ela ainda não foi efetivada.

Sendo assim, se você deseja cancelar um agendamento, basta entrar no aplicativo do seu banco ou instituição financeira e buscar pelos agendamentos na área pix. Depois, basta identificar a operação que deseja cancelar e excluí-la.

É importante destacar que é necessário realizar o cancelamento um dia antes do agendamento.

Como estornar um pix?

Se você já concluiu o envio de um pix e deseja obter o dinheiro de volta, a única opção é realizar o seu estorno. No entanto, só o destinatário é quem consegue realizar. Por isso, você deverá solicitar a devolução do dinheiro, o que envolve a boa-fé de quem recebeu o valor.

Para solicitar o estorno, basta entrar no aplicativo do banco e selecionar as operações realizadas. Ao identificar a operação realizada por engano, basta procurar pela opção “estornar valor”. É possível estornar o valor integral ou apenas parte dele.

Caso não seja possível uma comunicação direta com o destinatário, você pode entrar em contato com o seu banco ou instituição financeira, a fim de buscar uma intermediação. Assim, explique o ocorrido e forneça o maior número de informações possível.

Caso o pix tenha sido realizado para o pagamento de algum produto pela internet, você estará resguardado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Através dele, o consumidor garante o direito de arrependimento para compras realizadas na internet no prazo de até 7 dias, a partir do recebimento do produto em sua residência.

O pix vai cobrar taxa em 2023?

Recentemente, o Banco Central do Brasil (BC) divulgou uma nota de esclarecimento sobre as mudanças no pix para 2023. Isso porque muitas pessoas passaram a temer o cancelamento de uma das regras mais importantes da modalidade: a sua gratuidade.

No entanto, segundo o Banco Central, não há previsão e nem intenção de taxar esta modalidade. Confira a nota do BC ao UOL:

“Não há qualquer estudo sobre taxação do Pix. Também não há qualquer intenção de se mudarem as regras de gratuidade vigentes, conforme previstas na resolução BCB nº 19, de 2020”, disse o Banco Central.

De acordo com a divulgação do Banco Central, não há a intenção de taxar as movimentações do pix em 2023. Por isso, se você ouviu alguém falar sobre isso, pode ficar tranquilo e continuar utilizando a modalidade despreocupado.

Atualmente, o pix não cobra taxas e não possui nenhum outro custo para que os seus usuários possam utilizar o serviço.

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