É Feriado no Marketing Digital?
Muitos profissionais do Marketing ficam em dúvida se devem enfatizar as campanhas ou diminuí-las nos feriados. No entanto, há pontos a considerar.
Como fica o Marketing nos feriados?
Muitos profissionais de Marketing ficam em dúvida sobre o que fazer com as campanhas de Marketing Digital em datas comemorativas, ou seja, principalmente nos feriados.
Isso porque o orçamento da área para essas datas costuma ser reduzido. No entanto, há algumas dicas de grande valia para essas situações.
Dashboard
Acesse o dashboard das suas plataformas e faça um levantamento das métricas. Assim sendo, saberá qual foi o a estratégia que gerou conversão. Para obter os indicadores use o ROI.
Agrupe suas campanhas pelo objetivo, por exemplo, gerar leads, aumentar acessos, etc.
Assim poderá analisar as ações que deve tomar para cada um desses indicadores.
Extensões de chamada
Em caso de um feriado prolongado, desative os contatos diretos. Assim, evita a frustração do cliente tentar um contato sem que não tenha ninguém para atendê-lo.
Mensagens de Feriado
Mesmo para ecommerces é importante ter esse cuidado. Isso porque o cliente pode ligar ou mandar um email. Sendo assim, é melhor avisá-lo em caso de não atendimento.
Reduza campanhas de forma estratégica
É importante reduzir as campanhas em épocas como o Natal ou Carnaval, por exemplo. Por conta das viagens e longas ausências.
No entanto, analise se essa diminuição é favorável ao seu negócio. Pois, dependendo do ramo deve aumentar a ênfase das campanhas nos feriados.
Por exemplo, se trabalhar com chocolates, então a páscoa e o dia dos namorados são chances de aumentar suas vendas.
Falamos sobre a Black Friday no Marketing Digital, visto que é uma oportunidade para todas as empresas.
Cada empresa uma sentença
Essas dicas não contemplam todos os casos. No entanto, pode ser que diminuindo as campanhas em determinadas datas, poderá aumentá-las em outras. Por isso é necessário acompanhar suas ações e seus propósitos.
O Marketing Digital enfatizado na data correta pode se tornar uma grande estratégia de vendas, ao passo que engajado em feriados que não dizem nada para o seu ramo, significa desperdício.
Analise essas situações e foque seus objetivos sem prejuízo.