É DEFINITIVO? Auxílio-Gás NÃO será pago; entenda o porquê
A bimestralidade do benefício confunde muitas pessoas
O auxílio-gás emerge como um dos projetos mais reconhecidos do governo. Afinal, sua finalidade é a de apoiar cidadãos em estado de fragilidade social na aquisição de cilindros de gás de treze quilos. Presentemente, mais de 5,5 milhões de favorecidos são incluídos.
Muitas pessoas estão questionando o motivo pelo qual não receberam o valor neste mês de novembro, se acabou o auxílio-gás definitivamente ou não. Como o repasse dos montantes é bimestral, e houve depósito em outubro, em novembro as famílias não serão contempladas, infelizmente.
Auxílio-gás: benefício faz a diferença para milhões de brasileiros
No último mês do ano, está programada a próxima entrega do subsídio nacional do gás. Contudo, aqueles que já estão inscritos no programa ou mesmo quem pretende se inscrever, devem ficar atentos às orientações sobre como assegurar a sua participação. Abaixo, será possível entender a perspectiva de obter este auxílio, que é de extrema importância para uma parcela da população com recursos limitados.
Instituído no decorrer da administração do antigo presidente Jair Bolsonaro e mantido pelo atual mandatário Luiz Inácio Lula da Silva, o esquema do auxílio-gás proporciona uma quantia equivalente a 100% do custo médio nacional do botijão. Como ilustração, na recente distribuição em outubro, os 5,5 milhões de beneficiados obtiveram R$ 106, correspondente a 100% do valor médio nacional do botijão de gás.
Inscrição no auxílio-gás nacional: veja como proceder
Conforme dados fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, não existe um procedimento direto de registro no subsídio nacional de gás. A escolha dos beneficiários é realizada automaticamente pelo Governo Federal, com base em informações disponíveis em suas bases de dados.
Para ser apto ao auxílio-gás nacional, é imprescindível:
- Manter uma conta ativa e atualizada no CadÚnico (Cadastro Único);
- Apresentar uma renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 660);
- Residir com pelo menos um integrante que receba o BPC (Benefício de Prestação Continuada) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Se você atender a todos esses critérios, estará habilitado a receber o auxílio-gás. Caso contrário, será necessário tomar medidas para garantir o recebimento do seu benefício.
No caso de ausência de uma conta no Cadúnico, é aconselhável procurar a sede mais próxima do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para realizar o cadastro e, assim, efetuar a sua inscrição.
É fundamental destacar que mesmo aqueles que cumpram todos os requisitos não têm a garantia automática de receber o auxílio-gás nacional. Deve-se aguardar até que o Ministério realize a seleção, prevista para ocorrer em dezembro ou posteriormente.
Pagamentos de novembro vão acontecer?
Devido à considerável popularidade do auxílio-gás nacional, é compreensível que muitos beneficiários estejam indagando sobre os pagamentos programados para novembro. Afinal, o benefício será concedido neste mês?
Conforme já citamos, não há previsão de pagamento do auxílio-gás nacional em novembro. Este programa segue um cronograma bimestral, e como o último pagamento ocorreu em outubro, a próxima distribuição do benefício está agendada para acontecer em dezembro.
O pagamento do auxílio segue o calendário do Bolsa Família, portanto, é crucial estar atualizado sobre as datas para garantir o recebimento nos valores correspondentes. Importante ressaltar que, no mês de novembro, os valores do Bolsa Família serão disponibilizados normalmente para os beneficiários do programa.