e-commerce: dicas para o cliente evitar cair em golpes na internet

Confira algumas dicas para o cliente evitar cair em golpes na internet por meio das compras via e-commerce. Saiba mais detalhes!

As compras no e-commerce estão em alta, visto que em um cenário pós pandemia, (embora a pandemia ainda não não tenha acabado) o mercado aponta uma um aumento relevante de novos clientes no e-commerce.

e-commerce: dicas para o cliente evitar cair em golpes na internet

Muitas pessoas, no período anterior à pandemia, não possuíam esse hábito de comprar online. No entanto, caso você seja um desses novos compradores, trouxemos algumas dicas para que você possa comprar no e-commerce, aumentando a sua segurança. Já que também a internet traz muitos riscos. 

Primeiramente, tenha clareza sobre os itens que você deseja comprar. Pois, a internet possui diversas opções, caso você não tenha um foco, corre risco de você comprar impulsivamente, negligenciando o que você mais deseja. Por isso, tenha clareza sobre a sua necessidade.

 Faça pesquisas

A internet facilita muito as pesquisas, inclusive, há sites específicos para isso. Outro ponto relevante para o consumidor analisar é o preço do frete, já que muitas empresas possuem um frete elevado, ao passo que outras podem vender o mesmo produto de maneira mais cara, porém, com o frete menor; o que pode gerar um valor menor no final da compra. É importante que você analise esses pontos e tenha cuidado com preços muito fora da realidade do mercado atual.

Desconfie de preços muitos baixos

O mercado está em uma situação financeira delicada para o país e a inflação está elevada, de modo que muitos itens de consumo não se encontram em valores consideravelmente baixos. Sendo assim, caso você visite um site que você não conheça e os preços estejam muito baixos, desconfie. Há muitos golpes na internet que são bastante elaborados.

Cuidado com e-commerce novo e com falsas páginas de empresas conhecidas 

É possível que golpistas criem páginas de sites muito bem feitas e coloquem um meio de pagamento intermediário. Dessa forma, isso transmite uma imagem de empresa responsável. 

Entretanto, essas empresas costumam colocar o valor muito menor para pagamento à vista, já que fica mais difícil de você reaver esse dinheiro. Inclusive, as empresas intermediadoras de pagamento não se responsabilizam pelos produtos e pelo dinheiro pago. Pois, muitas delas também acabam sendo utilizadas dentro do golpe e não têm ciência dessa fraude. 

Analise os descontos excessivos para pagamentos à vista

Sendo assim, muitas “empresas” abrem uma página na internet, vendem muitos produtos a um preço abaixo do mercado, colocam um prazo de entrega considerável, de pelo menos 15 dias e quando vendem um volume relevante, fecham a página, saindo do ar.

Dificilmente você conseguirá reaver esse dinheiro. Por isso, tenha muito cuidado com promoções em e-commerces que você não conheça. Principalmente para pagamentos à vista, via boleto ou Pix.

Além disso, esse tipo de golpe também é aplicado copiando páginas verdadeiras de sites de compras confiáveis. Por isso, sempre certifique-se de que você está acessando a empresa correta. Certamente, esses pontos podem te ajudar a diminuir os golpes e fraudes. Além disso, não clique em nenhum link que você receba. Sempre certifique-se com a empresa correta, caso você tenha alguma dúvida no processo de compra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.