Você sente dor nos olhos? Veja o que pode ser!
De modo geral, a dor nos olhos pode não ser sinal de algo grave. Isso porque, muitas vezes, esse desconforto pode estar associado mais à rotina corrida e ao cansaço do que a alguma doença em si. No entanto, é muito importante ficar atento quando a dor persiste e vem acompanhada de outros sintomas, como vermelhidão, coceira ou pus, por exemplo.
Neste texto, trouxemos algumas informações sobre possíveis causas da dor nos olhos. Lembre-se de que este conteúdo é meramente informativo e que você deve conversar com o seu médico para que ele avalie a situação mais a fundo, ok? 😉
Veja possíveis causas para a dor nos olhos
São diversas as situações e circunstâncias que podem causar dor nos olhos. Veja algumas delas:
1. Inflamações diversas
Existem muitos tipos de inflamações e infecções que podem provocar a dor ocular, como por exemplo:
- Conjuntivite.
- Uveíte (inflamação na camada média do olho).
- Blefarite (infecção que afeta as pálpebras).
- Ceratite (inflamação da córnea).
- Esclerite (inflamação escleral).
Se você sente que seus olhos doem e que essa dor vem acompanhada de vermelhidão, inchaço, sensibilidade à luz, dentre outros sintomas, busque ajuda médica.
2. Enxaqueca
A enxaqueca também pode afetar os olhos, causando dor, desconforto e sensibilidade à luz. Normalmente, passa com medicamentos específicos para dores de cabeça, uma vez que a dor nos olhos não é o problema, mas, sim, a enxaqueca em si.
3. Cansaço e exaustão
Nossos olhos estão na “ativa” o dia inteiro. Se não descansamos, não pausamos e não dormimos bem, eles podem sentir cansaço excessivo, assim como todo o nosso corpo. Esse cansaço pode ser a mola propulsora para a dor nos olhos.
4. Glaucoma
O glaucoma é uma doença na qual há um aumento na pressão ocular, o que causa dores, desconfortos e outros efeitos no médio e longo prazo. Trata-se de um caso que exige acompanhamento médico. Por isso, se você desconfia de que a sua situação pode estar associada a um quadro de glaucoma, converse com um profissional especializado.
5. Alergias
As alergias também podem causar dor nos olhos em algumas situações. É o caso de você coçar o olho e começar a senti-lo inchado e dolorido por isso, por exemplo. Nessas situações, conversar com o médico para encontrar formas de evitar as crises alérgicas é um bom caminho.
6. Uso inadequado de lentes e óculos
O uso de lentes de contato da forma errada pode causar dores nos olhos. O mesmo vale para o óculos: se o grau estiver incorreto, isso pode levar os olhos à exaustão, causando a sensação de dor.
Por isso, é necessário passar por um profissional oftalmologista antes de escolher o seu óculos. Jamais adquira um produto desse tipo sem uma receita médica, ok? Pois cada caso é único.
7. Síndrome do olho seco
A síndrome do olho seco, como o próprio nome nos dá a entender, caracteriza-se como uma síndrome na qual há pouca lubrificação nos olhos, causando irritação e até mesmo dor.
Se você percebe que seus olhos são muito secos, busque orientação médica quanto ao uso de colírios para esse tipo de caso.
Cuide-se!