Doenças causadas pela sobrecarga de trabalho

Infelizmente, existem algumas doenças causadas pela sobrecarga de trabalho que têm sido cada vez mais recorrentes na vida de muitas pessoas.

Afinal, como podemos notar à nossa volta, as pessoas estão cada vez mais atarefadas, correndo contra o tempo e tentando vencer o que o próprio relógio as impõe. Isso pode provocar um excesso de demandas que, somado à falta de descanso, pode desencadear problemas de saúde física e mental.

Portanto, pensar sobre essa temática é muito importante para que possamos prevenir esse tipo de problema e assim aumentar a saúde e qualidade de vida das pessoas. Vamos juntos refletir?

Conheça algumas doenças causadas pela sobrecarga de trabalho

Existem diversas doenças causadas pela sobrecarga de trabalho, porém, muitas delas também podem aparecer em outras circunstâncias. Sendo assim, compreenda que não estamos dizendo que a única causa das doenças abaixo é o trabalho, pois isso não é verdade. Desse modo, entenda que a sobrecarga de trabalho pode sim servir de estopim para uma série de problemas de saúde, como os que listamos a seguir. Veja:

1. Problemas cardiovasculares

Os problemas cardiovasculares podem estar relacionados com uma série de fatores, como alimentação, estilo de vida, sedentarismo, etc.

Porém, eles também podem surgir devido ao desgaste e ao estresse provocado pela sobrecarga de trabalho.

Ao mesmo tempo, uma pessoa que se dedica demasiadamente ao trabalho pode deixar de lado outros cuidados com a saúde, como por exemplo, a prática de exercícios, boas noites de sono e alimentação, o que agrava o problema.

Portanto, fique atento!

2. Insônia ou hipersonia

O excesso de preocupação, ocasionado pelas atividades que parecem nunca ter fim, podem resultar em um caso de insônia. A pessoa pode até tentar dormir e até é capaz de sentir um cansaço físico, mas são tantas coisas que passam pela mente ao deitar a cabeça no travesseiro, que fica difícil relaxar o corpo e dormir.

O contrário, no entanto, também pode acontecer. Quando a pessoa se sobrecarrega de atividades, pode ter a sensação de que nunca conseguiu descansar o bastante. Consequentemente, pode ter crises de hipersonia, ou seja, pode dormir exageradamente e, ainda assim, sentirá sono.

3. Depressão

A depressão também pode aparecer à medida que a qualidade de vida do indivíduo começa a cair por conta da sobrecarga.

A pessoa passa a dedicar toda a sua vida a uma incansável lista de tarefas, o que desmotiva, pesa no dia a dia, cansa, causa irritação, estresse e ansiedade.

Além disso, a negligência com o sono, com os hábitos saudáveis e com a alimentação podem desencadear desequilíbrios funcionais no organismo e no cérebro.

Consequentemente, casos de depressão podem aparecer.

4. Síndrome de burnout

Apesar de não ser visto como uma doença, de fato, a síndrome de burnout também pode ser o resultado do excesso de trabalho. Afinal, a pessoa tem tanta coisa para fazer, as emoções são tão negligenciadas e a sensação de perda de controle é tão grande que a angústia pode crescer cada vez mais.

Isso resulta em uma sobrecarga no corpo e na mente, ocasionando o aparecimento de um esgotamento “total”.

 

Todos os casos acima exigem acompanhamento profissional para que seja possível restabelecer a qualidade de vida. Cuide-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.