Documento de Identidade PERDIDO no Carnaval pode ser RECUPERADO desta forma; confira
Além dos casos de perda ou roubo, o Governo Federal libera a 2ª via quando o documento expira após dez anos de validade
A folia dos bloquinhos é realmente empolgante. O Carnaval é uma das festas que os brasileiros mais amam, mas, também é uma das que mais proporcionam imprevistos e dor de cabeça para os foliões. Isso porque, acontece de um grande número de indivíduos perderem, por exemplo, o documento de identidade, algo extremamente importante no dia a dia dos cidadãos.
Mas, uma boa notícia vem do Governo Federal. Ele possibilita que os brasileiros solicitem a emissão online da 2ª via do documento de identidade, ou RG. Ressaltando que um novo documento pode ser obtido nos casos de furto, perda ou quando vence a validade dos dez anos, havendo a necessidade da renovação.
O que é um RG?
O RG (Registro Geral) é o documento que identifica o cidadão, onde consta número, digital e foto. Na identidade, como é popularmente chamada, consta:
- Nome completo do indivíduo;
- Nome do pai e da mãe;
- Data de nascimento;
- Local do nascimento.
Para tirar o RG será necessário responder a certas perguntas de cunho pessoal e coletar todas as digitais. Posteriormente, as informações são armazenadas em bancos de dados de órgãos públicos. Ademais, o documento prova que os cidadãos são pessoas únicas, dessa forma, outro indivíduo não terá o mesmo número, nem digitais, é claro.
Quais são os documentos necessários para tirar a 2ª via do documento de identidade
Em uma 2ª via, o cidadão tem a oportunidade ainda de acrescentar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), bem como o número do Cartão Cidadão. Isso facilita a identificação em uma consulta médica, por exemplo, ou mesmo em atendimentos bancários. É importante ressaltar que, em caso de roubo ou perda, é imprescindível registrar um BO (Boletim de Ocorrência) para ficar isento da taxa para renovação.
Entre os documentos necessários para tirar a 2ª via, temos:
- Duas fotos do tamanho 3×4 recentes e originais;
- Cópia simples da certidão de nascimento ou original;
- Cópia simples da certidão de casamento ou original (se você for casado/a);
- BO (Boletim de Ocorrência) em cópia simples ou original (no caso do furto ou roubo);
- CPF original ou o comprovante da inscrição na Receita Federal – caso queira colocar o número no RG;
- Cartão Cidadão original – caso queira colocar o número no RG, o que pode ser substituído pelo Pasep ou PIS.
Emissão da 2ª via online do documento de identidade
Em cada um dos estados, a solicitação da 2ª via do RG é feita de forma diferente. A recomendação é entrar no site da Polícia Civil ou do Governo do Estado correspondente. Assim, é possível verificar se tem algum menu diferenciado para tal serviço. Veja os exemplos:
São Paulo
A 2ª via em São Paulo é solicitada pelo totem no Poupatempo ou presencialmente. Há uma cobrança no valor de R$ 47,96, mas se o cidadão optar pelo recebimento via correios, pagará mais R$ 9,09.
No totem, a taxa pode ser quitada por boleto ou cartão de débito. Contudo, na unidade do Poupatempo, o indivíduo paga no cartão de débito ou dinheiro. Já a taxa do correio é aceita no cartão de débito do Banco do Brasil ou em dinheiro. Caso o RG tenha sido emitido antes do mês de agosto de 2014, se for necessário alterar as informações, ou tirar a 1ª via em São Paulo, é preciso agendar o atendimento presencial.
Rio de Janeiro
No estado do Rio consegue-se tirar a 2ª via do documento de identidade simplificada. O cidadão pode solicitar a emissão em um posto de atendimento. Ademais, a taxa cobrada é no valor de R$ 46,15 e a entrega é feita em, no máximo, sete dias úteis contados da data de requerimento.
Santa Catarina
Para a 2ª via do RG no estado de Santa Catarina, é preciso:
- Acessar a página do IGP do estado;
- Clicar no ícone “Agendar atendimento para Carteira de Identidade”;
- Optar pelo município/local desejado;
- Escolher o dia e a hora desejados;
- Digitar as informações solicitadas;
- Optar a maneira de retirar o documento.
A taxa a ser paga é de R$ 44,79, bem como o prazo de entrega é de cinco até 20 dias úteis.
Distrito Federal
O atendimento é realizado presencialmente no PIB (Posto de Identificação Biométrica) ou no posto do Na Hora do Distrito Federal. O agendamento pode ser feito através do link: https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/carteira-de-identidade#agendar.
É necessário pagar a taxa de R$ 42,00 e a retirada sempre é onde o solicitante escolhe previamente.
Minas Gerais
Para emitir a 2ª via do documento de identidade em MG é preciso agendar online no endereço eletrônico Cidadão MG, assim como pelo app ou no Totem. É só preencher as informações solicitadas e agendar o atendimento. A taxa cobrada para emitir a documentação é de R$ 95,41. O prazo de entrega é de, no máximo, 7 dias úteis.