As divisões do setor de Recursos Humanos
O setor de Recursos Humanos pode ser dividido, conforme o direcionamento da empresa. Sendo assim, é possível que as divisões ocorra conforme as possibilidades abaixo:
Recrutamento e Seleção, Departamento Pessoal, Benefícios, Saúde e Segurança do Trabalho, Relações Sindicais, Desenvolvimento etc.
Recrutamento e Seleção
O setor de Recrutamento e Seleção é responsável por filtrar os candidatos de acordo com o perfil elaborado para a vaga. Sendo assim, é a área responsável por atrair candidatos e selecioná-los por meio de dinâmicas, provas e entrevistas faseadas, conforme definido nas estratégias da gestão.
Departamento Pessoal
A área de Departamento Pessoal lida com as burocracias inerentes ao setor de Recursos Humanos, garantido o cumprimento da legislação trabalhista. No entanto, algumas empresas terceirizam essa demanda para uma contabilidade ou empresa especialista em folha de pagamentos.
Benefícios
A área responsável pela gestão de benefícios administra todos os benefícios que a empresa possui e revê estrategicamente as políticas atuais para melhorá-los, juntamente com a gestão da área de Recursos Humanos.
Saúde e Segurança do trabalho
Essa divisão tem por objetivo garantir a segurança dos funcionários, evitando os riscos de doenças ocupacionais e acidentes. É a área que realiza a gestão dos atestados médicos, afastamentos, PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).
Relações Sindicais
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) regula as regras entre as empresas e seus funcionários, sendo assim, a área de Relações Sindicais se responsabiliza pelo cumprimento da CLT e dos termos acordados com os sindicatos de forma coletiva.
Desenvolvimento
O desenvolvimento das pessoas nas empresas pode ser feito de várias formas, através de treinamentos, dinâmicas, webinars, apoio aos estudos etc. Sendo assim, a área responsável por desenvolver as pessoas elabora estrategicamente essas ações.