Você quer sair da casa dos seus pais ou até mesmo alugar uma casa maior? Tem dúvidas se vale a pena dividir um apartamento ou morar sozinho?
Pode até parecer difícil tomar essa decisão, mas nós preparamos um artigo especial para te ajudar a decidir de uma vez por todas se morar sozinho vale a pena para você.
Vantagens de dividir um apartamento:
1. Economizar
Esse é um dos principais motivos que levam pessoas a dividirem apartamento. Além da divisão do aluguel, pode sair muito mais barato comprar os eletrodomésticos coletivos e essenciais e dividir o valor.
Por exemplo, geladeira, fogão são itens indispensáveis. Sem contar também na praticidade de ter uma máquina de lavar e um micro-ondas.
Além disso, também será possível dividir internet e tv a cabo, por exemplo, do que ter que arcar com essas contas sozinho. Isso sem falar nas tradicionais contas de consumo: como água e energia.
2. Companhia
Morar sozinho pode ter lá suas vantagens, mas dividir o apartamento ter uma companhia pode ser ótimo.
Seja para aquele dia que você perdeu a chave, apenas para conversar ou na divisão de tarefa, contas e organização da casa.
Além do mais, se a pessoa que você morar junto for seu amigo (a), melhor ainda. Uma companhia para assistir um filme, uma conversa ou até dividir uma cerveja gelada pode ser uma boa opção.
3. Ter novas experiências
Consequentemente você pode conhecer pessoas novas, seja a que mora com você, como também os amigos dela. E como isso poderá ter novas amizades, visões de mundos diferentes da sua e novos locais para sair.
Mas, se você faz o estilo mais na sua, você também não é obrigado a se relacionar com todo pessoal. Uma opção é criar regra que não permita visitas ou limite em dias específicos.
Fazendo isso, você poderá ficar no seu quarto ou ir para outro lugar no dia.
Desvantagens de dividir um apartamento:
1. Falta de privacidade
Esse é um dos principais pontos que as pessoas acreditam ser negativo. E morando com alguém você não terá mesmo 100% de privacidade, já que terá que dividir os ambientes comuns como sala, cozinha e banheiro.
Uma excelente opção é ter quartos separados. Pelo menos assim, você poderá ficar no seu quarto e com mais privacidade sempre que quiser.
As regras da casa também podem ajudar neste quesito.
2. Regras
Se as regras podem ser um problema, a ausência de regras pode ser um maior ainda na hora de dividir um apartamento.
Se não há regras de limpeza, de divisão e pagamento de contas ou então visitas, a tendência é que tudo vire uma verdadeira bagunça.
- Uma opção para organizar as contas são os aplicativos como o Splitwise, que divide e organiza as despesas;
- Prefira alugar a casa no nome de todas as pessoas; para evitar futuros problemas.
- As regras se visitas são permitidas ou não, e se sim em quais horários e dia, é uma maneira de não pegar ninguém desprevenido;
- Imagine que ninguém organize nada e sempre deixe tudo para o outro dia. A tendência é que a casa fique suja e toda bagunçada. Por isso, estabeleça um calendário de tarefas de ambientes comuns.
3. Escolhas conjuntas
Esse pode ser um dos pontos mais negativos para quem sonha ter a sua casa exatamente como imaginou.
- Na hora de organizar a decoração, móveis e eletrodomésticos as escolhas precisam ser coletivas.
- No mercado, na compra de comidas e produtos de limpeza, as escolhas coletivas também serão uma realidade.
- Uma dica é que para evitar brigas por alimentos, é importante separar a geladeira em itens coletivos e individuais.