Quem tem dívidas pendentes no nome, poderá se livrar delas com mais facilidade. Na próxima segunda-feira (15), se encerrará o prazo de participação no mutirão de renegociação de débitos com instituições financeiras e bancos.
Quem está organizando a iniciativa é o Banco Central que, anualmente, faz parceria com demais organizações. Ademais, dentro do mutirão está presente a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os Procons e a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça.
Como participar desse mutirão de renegociação de dívidas?
Quem está interessado em acabar com as dívidas pode participar do mutirão e solicitar a renegociação com as instituições financeiras. Isso é feito de forma direta e sem burocracia. Na edição deste ano, estão participando:
- Banco Carrefour;
- BMG;
- Banco do Brasil;
- Banco Daycoval;
- BV;
- Banco Fibra;
- Banco Mercantil;
- Inter;
- Banco do Nordeste;
- Banco Pan;
- PicPay;
- Banco Volkswagen;
- Banco Semear;
- Banpará;
- Bradesco;
- Banrisul;
- Caixa Econômica Federal;
- C6 Bank;
- Cetelem;
- Inbursa;
- Digimais;
- Itaú;
- Paraná Banco;
- NBC Bank;
- Banco Safra;
- Santander Financiamentos;
- Santander;
- Senff;
- Tribanco;
- Sicred.
Para ter mais informações sobre como contatar essas instituições, basta consultar uma lista completa com todos os dados de atendimento liberados no site oficial do mutirão. Sem contar que é possível contatar o banco diretamente em suas plataformas digitais, além da negociação feita através do Portal do Consumidor.
Dentro do site Consumidor.gov.br dá para realizar uma renegociação das dívidas sem custo, uma vez que é um dos serviços públicos que conecta empresas com consumidores para resolver os conflitos. Lembrando que o acesso se dá através das mesmas informações de login da plataforma gov.br.
Após feita a solicitação, o portal encaminhará tudo para as respectivas financeiras e bancos que participam do mutirão. Dessa forma, ele funciona como uma espécie de intermediário para facilitar as renegociações.
Aqueles que tiverem dificuldade ou dúvidas no processo é possível contatar o Procon da região para ter o apoio necessário. É através dessa instituição que cidadãos de todo o Brasil, conseguem esclarecer as dúvidas e efetuar a solicitação de ajuda para concluir acordo.
Quais tipos de dívidas conseguem ser renegociadas?
No mutirão, cidadãos conseguem renegociar dívidas que estão associadas a cartões de crédito, crédito consignado, cheque especial, empréstimo pessoal, bem como outras modalidades de crédito contratadas em financeiras e bancos.
No entanto, serão renegociadas apenas dívidas que estão em atraso, mas que não estejam prescritas ou tenham bens como garantia. A intenção é que as instituições que estão participando consigam oferecer benefícios para seus clientes acabarem com as dívidas.
Portanto, condições especiais são oferecidas, com as taxas de juros bem baixas e os descontos acerca do valor total do débito. Isso quer dizer que são opções bem vantajosas, muito mais do que as previstas pelo contrato original.
Como saber quais são as dívidas em nome do consumidor?
Para verificar as dívidas no CPF que podem ser negociadas no mutirão, recomenda-se o acesso ao Registrato, que é um sistema do Banco Central. Através desta plataforma, é possível encontrar gratuitamente financiamentos e empréstimos.
Além do mais, no Registrato é onde se concentram as informações acerca do relacionamento que o contribuinte tem com instituições financeiras em geral. Isso inclui aspectos das conta-correntes, investimentos, bem como chaves PIX que foram criadas.
O acesso é também através do login da conta gov.br, mas apenas dos níveis prata ou do ouro. Para isso, basta digitar o número referente ao CPF e a senha registrada dentro do sistema do Governo Federal.
Após obter todas as informações sobre as dívidas, o consumidor pode começar os processos de renegociação. Para isso, o Banco Central indica que os indivíduos considerem a atual realidade financeira que possuem a fim de não criar dívidas novas a contar da negociação.
Serasa Limpa Nome
O Serasa Limpa Nome é mais uma plataforma que facilita as negociações de dívidas com vários credores. Para isso, o processo é rápido e simples, feito em alguns passos:
- Acesse o site oficial do Serasa Limpa Nome;
- Faça o login ou crie a conta;
- Informe o número do CPF e da senha;
- Na tela principal, é possível ver todas as dívidas em aberto;
- Em seguida, vá em “Ver ofertas” para consultar as opções de negociação disponíveis;
- Assim que comparar as opções de desconto, o cidadão poderá escolher a melhor e aceitar a oferta;
- Ao pagar a dívida, seja a vista ou parcelada, é só aguardar o prazo e verificar se o nome foi retirado do cadastro de proteção ao crédito.