Dívidas? Saiba como sair do vermelho
Uma grande parcela da população está endividada. Principalmente em razão das crises econômicas e da Covid. No entanto, se você está devendo, não é preciso se desesperar. Com algumas dicas e estratégias é possível pagar suas contas e se reorganizar financeiramente.
Atrasar o pagamento de suas despesas pode se tornar uma bola de neve. Isto porque há juros envolvidos, além de que a inadimplência pode sujar seu nome no mercado, dificultando inclusive a obtenção de crédito, além de outros problemas relacionados.
Se você possui muitas dívidas, com certeza deve estar pecando na falta de um planejamento financeiro adequado. Vale ressaltar que para pagar o que deve, muitas pessoas recorrem ao empréstimo financeiro, aumentando ainda mais suas preocupações.
Veremos abaixo em nosso artigo, um passo a passo para que você possa organizar melhor as suas finanças e ter dinheiro suficiente para pagar as suas dívidas, sem afetar seu ganho mensal. Vamos lá!
Localiza tem NOVOS empregos pelo país; veja as regiões
É importante ter uma noção do quanto você gasta durante o mês. Muitas pessoas se perdem no planejamento financeiro por não ter estes números em mãos. Se organizar é o primeiro passo para que se consiga livrar das dívidas. Uma boa dica é fazer uma lista de todos os seus gastos fixos do mês, além de fazer uma estimativa relativa a outros custos.
Para ter uma noção de como anda sua vida financeira, você precisa listar itens como boletos, carnês, contas, até mesmo o cafezinho no meio do dia. Anote tudo e separe os itens de acordo com a sua importância.
Como fazer revenda online de produtos?
Agora é a hora de você ter uma maior visualização de suas dívidas. Coloque-as no papel da mesma forma que fez com seus gastos. Você pode criar uma lista simples, separando o que você deve de acordo com seu valor.
Pode-se utilizar aplicativos financeiros ou até mesmo uma planilha de Excel. Faça a soma total de todas as suas dívidas e coloque do outro lado da tabela o quanto você ganha por mês. Dessa maneira você terá uma noção de todo o cenário econômico. Observe o quanto de dinheiro sobra no final do mês.
Ter dívidas é uma situação que atrapalha toda a família. Fazer uma reunião informando o que está acontecendo pode ser uma ótima estratégia, visto que é possível que cada membro familiar altere seus hábitos em busca de uma economia de dinheiro. Outro fator importante a ser analisado, é que a família pode contribuir mensalmente para acabar com o débito.
Tome cuidado com gastos supérfluos. Você pode deixar de tomar aquele cafezinho, ou então, deixar de comprar produtos e serviços só porque estão em promoção. Estes gastos costumam acumular e gerar uma grande despesa no final do mês. Felizmente eles podem ser facilmente cortados, ajudando na conquista de seus objetivos financeiros.
Uma outra boa estratégia, é pensar maneiras de economizar. Pode-se escolher produtos mais baratos em supermercados, apagar as luzes dos quartos quando necessário, tomar banhos rápidos, enfim, com uma mudança de hábitos é possível economizar um dinheiro no final do mês para ser utilizado para pagar as suas dívidas.
WhatsApp: Nova função permite que qualquer mensagem se torne temporária
Procure pagar primeiro as dívidas que possuem um juros mais alto. Dessa maneira você evita que ela acumule e vire uma bola de neve. Os juros atrapalham na hora de se montar um planejamento financeiro, visto que com o passar do tempo, a situação pode ficar fora de controle.
Por essa razão, coloque no papel as dívidas que devem ser pagas em primeiro lugar, e programe-se, estabelecendo datas para pagar todos os outros gastos. Deve-se organizar e pagar de acordo com a importância da dívida, mês a mês.
Procure por bancos, lojas e instituições financeiras da qual você possua dívidas e negocie os valores em débito. Faça uma proposta e veja se consegue um desconto. Muitas empresas facilitam o pagamento de dívidas de diferentes formas e é possível obter condições extremamente vantajosas.
Ao traçar objetivos claros que devem ser seguidos, pode-se criar um ambiente favorável para se conseguir saldar as dívidas. Um bom controle financeiro, permite uma maior economia no final do mês e consequentemente, um valor específico para o pagamento dos débitos.