Distúrbios do Sono: causas, sintomas e tratamentos
Os distúrbios do sono podem aparecer nos mais diversos momentos de nossas vidas. As causas são variáveis, e cada indivíduo deve ser investigado para que seja possível compreender os motivos pelos quais o sono está sendo perturbado e pouco qualificado.
Para lhe ajudar com esse tipo de conhecimento, preparamos este conteúdo com algumas informações importantes. Continue lendo.
Tipos de distúrbios do sono
Existem diversos tipos de distúrbios do sono. Cada qual com suas causas e tratamentos. Conheça os principais:
- Insônia: Neste caso, o indivíduo pode ter uma grande dificuldade para dormir. Pessoas com insônia grave podem, ainda, passar a noite em claro e, ao amanhecer, sentem-se exaustas e sem energia.
- Hipersonia: Em contrapartida à insônia, um dos distúrbios do sono mais conhecidos é a hipersonia. Esta faz com que o sujeito tenha sono o tempo todo, mesmo depois de dormir por horas a fio.
- Apneia obstrutiva do sono: Aqui as vias aéreas ficam obstruídas uma, duas ou centenas de vezes, durante à noite. Assim, o sujeito passa a roncar e o cérebro não recebe oxigenação adequada. Consequentemente, a pessoa acorda e tem um sono de baixa qualidade.
- Síndrome das pernas inquietas: As pernas tremem, há dor ou sensação de algo rastejando nas panturrilhas e até mesmo formigamento pode aparecer. Isso faz com que a pessoa tenha dificuldades para conseguir dormir e descansar de verdade.
- Sonambulismo: O sonambulismo consiste em ter comportamentos estranhos enquanto se está dormindo, mais especificamente no momento do sono profundo. Uma pessoa sonâmbula pode sentar na cama, caminhar pela casa e até mesmo dirigir. Por isso, é fundamental acordá-la para que seja possível evitar acidentes e situações degradantes.
Quais as causas dos distúrbios do sono?
As causas são multifatoriais. Isso quer dizer que cada situação é única e pode representar uma série de combinações que provocam os distúrbios do sono. Veja alguns exemplos:
- Problemas emocionais podem ser a causa dos distúrbios do sono, afinal, o estresse, a ansiedade e a preocupação excessiva podem prejudicar o relaxamento e o descanso à noite. Consequentemente, a insônia pode aparecer. Assim como o esgotamento emocional e mental pode desencadear quadros de hipersonia e cansaço intenso.
- Questões genéticas também podem interferir diretamente no desenvolvimento de distúrbios do sono.
- Outras doenças podem desencadear sintomas dos mais diversos distúrbios.
- Questões relacionadas ao estilo de vida, como o sedentarismo, podem provocar impactos na qualidade do nosso sono. Por isso, investir em uma rotina saudável é de suma importância para manter a qualidade de vida e o descanso.
E os tratamentos?
Os tratamentos também podem ser variáveis. Nos casos relacionados à saúde mental, a psicoterapia e até mesmo a medicação podem ser necessárias. Em outros casos, o médico pode prescrever mudanças na rotina do sujeito, viabilizando um dia a dia mais equilibrado e que promova noites de sono mais revigorantes.
De qualquer modo, se você sente dificuldade para dormir, ou cansaço excessivo, não hesite na hora de buscar a ajuda necessária. Lembre-se de que o sono impacta diretamente na qualidade de vida como um todo.