Auxílio emergencial: Como verificar se CPF foi usado em fraude

Criminosos também enviam mensagens falsas sobre auxílio de R$ 600

Com o auxílio emergencial em andamento, as fraudes são cada vez mais comuns. Criminosos fazem desde cadastros indevidos até a envio de mensagens suspeitas.

Alguns brasileiros recebem mensagens de texto alertando sobre o “código” para ter acesso ao auxílio, mesmo sem ter feito nenhuma solicitação. Nesse caso, a mensagem deve ser ignorada. Isso pode ter acontecido porque o cidadão, ao fazer o cadastro, digitou o número de telefone errado. Mas também pode ser uma mensagem fraudulenta, caso peça para clicar em algum link.

A Caixa Econômica Federal (CEF) já alertou que “o recebimento de código não solicitado é um método de ataque comum para levar o usuário a clicar ou ligar para os agentes fraudulento”.

Também há o site para verificar se o CPF foi solicitado para o auxílio de R$ 600. Se houver a descoberta de que o CPF foi usado de forma indevida em fraude, uma denúncia deve ser feita pelo telefone 121.

“A CAIXA não envia e-mails, mensagens ou realizam ligações para os cidadãos. Dessa forma, qualquer tentativa de contato com o cidadão pode ser caracterizada como tentativa de fraude e deve ser desconsiderada, bloqueada e reportada aos órgãos fiscalizadores competentes”, alerta o banco em nota.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.