Usar FGTS para pagar viagens? Veja como isso é possível
Conforme noticiado pelo InfoMoney, a agência de viagens e turismo CVC anunciou que aceitará o pagamento de viagens com dinheiro da antecipação do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Sendo assim, a novidade já está disponível para os clientes em qualquer agência da empresa no Brasil.
Este meio de pagamento apenas se tornou possível através de uma parceria da CVC com o Banco Digio, do Bradesco. A empresa afirma ser a primeira e única empresa de turismo a utilizar a antecipação do saque-aniversário do FGTS como forma de pagamento, que tem como objetivo a democratização do acesso às viagens pelos brasileiros.
Segundo Emerson Belan, diretor geral da CVC Viagens, “o saque-aniversário do FGTS é um dinheiro que já é do cliente, mas é um benefício que ele normalmente não utiliza. Agora, na CVC, esse dinheiro pode se transformar em uma viagem incrível, beneficiando as mais de 82 milhões de pessoas que possuem saldo no Fundo de Garantia”.
A CVC também está lançando esta novidade para impulsionar a taxa de conversão de vendas, ampliando sua base de clientes. Confira a seguir o funcionamento do saque-aniversário do FGTS, assim como sua antecipação.
Saque-aniversário do FGTS
No saque-aniversário do FGTS, o trabalhador tem a possibilidade de sacar dinheiro do fundo anualmente, no mês correspondente a seu aniversário. Além disso, também é possível antecipar este saque, ou seja, ao invés de sacar apenas uma parcela anual no mês de seu aniversário, o cidadão consegue antecipar os saques dos anos futuros.
Sendo assim, é possível antecipar as parcelas do saque-aniversário do FGTS de anos seguintes, processo que funciona como um tipo de empréstimo. Essa possibilidade é oferecida por certas instituições financeiras aos seus clientes.
Na antecipação do saque-aniversário, o saldo disponível no FGTS funciona como uma garantia do pagamento. Com isso, o trabalhador recebe diretamente em sua conta o valor disponível, quantia referente aos futuros saques-aniversários, processo que ocorre em até um dia útil, excluindo a necessidade de esperar todos os anos para sacar os valores.
Além disso, existe uma taxa de juros limitada para este tipo de empréstimo. Nesse sentido, as instituições financeiras brasileiras que realizam a antecipação do saque-aniversário cobram até 2,05% de juros ao mês para a operação.
Como pagar as viagens com a antecipação do saque-aniversário?
Para pagar as viagens na CVC com a antecipação do saque-aniversário do FGTS o trabalhador deve ir até uma agência de turismo com o aplicativo da Caixa habilitado no celular. Sendo assim, a antecipação pode ser feita para comprar um pacote completo ou para completar outra forma de pagamento, de acordo com uma simulação feita pelo consultor da loja.
No entanto, para utilizar o saque do FGTS para pagar as viagens, o trabalhador deve aderir, ou já fazer parte, da modalidade de saque-aniversário. Também é muito importante ficar atento ao mês da contratação do pacote, que irá influenciar no cálculo dos juros do pagamento. Isso porque as parcelas serão abatidas no mês do aniversário do trabalhador.
Segundo Emerson Belan, “o pagamento pode ser feito em até 10 anos e é descontado automaticamente do saldo do FGTS do cliente. Também é uma oportunidade para clientes que desejam complementar a viagem com a inclusão de outros serviços ou mesmo avaliar outros destinos que inicialmente não estavam considerando”.