Diploma de ensino superior pode aumentar renda em mais de 180%, aponta estudo

Pesquisa aponta que, com a conclusão do ensino superior, os alunos egressos tem aumento de 182% na renda mensal, considerando aqueles que já trabalhavam durante a realização dos cursos de graduação, antes da obtenção do diploma.  A pesquisa realizada pelo Instituto Semesp e pela Symplicity foi divulgada na última quinta-feira (3).

Ao todo, a pesquisa ouviu 9.228 egressos e alunos do ensino superior, no período de 13 de outubro a 16 novembro de 2020. Por conta da pandemia, a pesquisa ocorreu exclusivamente on-line, além disso, a participação foi gratuita e facultativa.

De acordo com os dados da pesquisa, apenas 2,5% dos ouvidos afirmaram receber por mês um valor acima de R$ 5.000 antes de conseguir o diploma de ensino superior. Após a conclusão do curso, esse número salta para 31,5% dos entrevistados. Antes de se formar, 38,9% dos alunos recebia até mil reais. Após a conclusão do curso 27,1% passou a receber entre 5 e 10 mil reais.  

O levantamento mostra ainda que há disparidade nos rendimentos entre homens e mulheres egressos do ensino superior. Nesse sentido, os dados apontam que apenas 6,1% das mulheres recebem mais de 10 mil reais, enquanto o percentual de homens com esse rendimento chega a 17,4% entre os entrevistados. 

Entre os egressos, o tipo de vínculo empregatício mais citado foi o de carteira assinada, de modo que 58% trabalha com carteira assinada. Outros 25,8% trabalham como autônomos, com contrato temporário, sem carteira assinada, como freelancer, entre outros. Além disso, 16,2% trabalham como funcionários públicos.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também MEC afirma que ainda não fechou contrato para o Enem Digital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.