Esta sexta-feira (23) não está sendo um dia fácil para parte dos usuários do Bolsa Família. Dezenas de pessoas que recebem o benefício social alegam que o dinheiro do projeto depositado no Caixa Tem simplesmente sumiu.
De acordo com os relatos, o dinheiro some do aplicativo Caixa Tem momentos depois da realização dos pagamentos pelo governo federal. Segundo as vítimas, criminosos estariam realizando um Pix das suas contas para chaves de pessoas e empresas desconhecidas.
“Eu recebi o meu Bolsa Família no dia 22. Acordei hoje com uma notificação de que eu teria feito um pix para uma segunda pessoa. Eu abri o aplicativo, e vi que meu sistema transferiu o dinheiro para uma pessoa que eu não conheço”, disse uma das vítimas, que reside na cidade de Jaboatão, em Pernambuco.
Dezenas de pessoas passaram pela mesma situação descrita no relato acima. Existem apenas algumas diferenças. O nome da pessoa que recebe a transferência, por exemplo, normalmente varia a depender da vítima. Mas em todos os casos, há algo em comum: o cidadão não conhece o destinatário.
“A transferência foi feita para uma pessoa de nome Larissa Kelly. Mas eu nunca vi essa pessoa na minha vida”, disse uma das vítimas.
Os valores das transferências
Outro ponto em comum nesses golpes é que em todos os casos apenas uma parte do dinheiro está sendo transferido para o nome desses desconhecidos. Uma das vítimas, por exemplo, disse que recebeu R$ 900 do Bolsa Família e apenas R$ 850 desse montante foi transferido.
Em todos os casos, se percebe que apenas uma parte do dinheiro fica na conta do cidadão. Por medo de perder esse residual, os usuários estão optando por sacar o montante.
Sem cliques em links
Somente na delegacia de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife, por exemplo, foram registrados mais de 50 boletins de ocorrência (BOs) entre a quinta-feira (22) e esta sexta-feira (23).
Os casos são completamente semelhantes. E um ponto liga todos eles: todos os usuários garantem que não clicaram em nenhum tipo de link nos últimos dias. Eles também afirmam que não costumam jogar em jogos suspeitos das redes sociais.
Os usuários também afirmam que não concederam as suas senhas do aplicativo do Caixa Tem a nenhuma pessoa. Em quase todos os casos, as vítimas afirmam que existe um travamento no sistema do aplicativo.
Além do Caixa Tem
Outro caso curioso é que algumas pessoas que realizaram o boletim de ocorrência na delegacia de Jaboatão dos Guararapes afirmaram que não costumam utilizar o Caixa Tem.
Estamos falando de cidadãos que costumam sacar o dinheiro do Bolsa Família direto na boca do caixa. Mesmo nesses casos, elas foram vítimas do golpe e perderam uma boa parte do dinheiro do benefício social.
O que diz a Caixa Econômica Federal
Quando percebem que foram vítimas de um golpe, as vítimas costumam ir diretamente a agência da Caixa Econômica Federal. Em geral, os atendentes afirmam que os cidadãos precisam entrar em contato com o banco através dos telefones de atendimento.
Ao ligar para o banco, as vítimas escutam que precisam abrir uma contestação por esse sistema, e esperar mais 11 dias até ter uma resposta.
Na delegacia, os representantes da Justiça afirmam que muito provavelmente essa situação se trata de um erro da própria Caixa Econômica Federal, visto que toda as vítimas garantem que não clicaram em nenhum link, e que não passaram as suas senhas para ninguém nos últimos dias.
Ao menos até publicação desse artigo, a Caixa Econômica Federal, banco responsável pelos pagamentos do Bolsa Família, não tinha se pronunciado sobre o problema. Em caso de envio de resposta, esta matéria será atualizada.