Dinastia Valois: um resumo para as provas
A Dinastia de Valois é uma das casas reais mais importantes de toda a história da monarquia francesa. Isso porque, monarcas Valois estiveram no comando do país nos mais importantes conflitos.
Assim, é fundamental que você domine as principais características dessa dinastia para garantir um alto desempenho em qualquer prova que aborde questões sobre o assunto.
A Dinastia Valois: Introdução
A Dinastia Valois foi uma dinastia de reis franceses que reinou na França de 1328 até 1589. A dinastia era um ramo da família que havia comandado o país anteriormente, a dinastia capetíngia.
A Dinastia Valois: Origem
O nome da dinastia surge, pela primeira vez, quando o filho de Henrique I, rei dos Francos, se casa com uma mulher que era herdeira do condado de Valois estava localizado na província de lle-de-France.
Porém, no momento do casamento a dinastia Valois não havia sido consolidada. Esse evento irá ocorrer somente um ano mais tarde, quando o rei Filipe Augusto torna o condado de Valois um domínio real, no ano de 1191.
Assim, os seu filho Carlos recebe as terras como herança e se torna Carlos, o conde de Valois. Dessa maneira, quando o rei Filipe, o Belo, morre no ano de 1325, o seu filho Filipe, Conde de Valois, descendente de Carlos, irá ser escolhido pelo Parlamente para subir ao trono. Dessa maneira, no ano de 1328, se Filipe VI consolida o fim da dinastia capetíngia e dá início a uma nova família real, denominada a partir de uma homenagem às suas propriedades.
A Dinastia Valois: Linhagens
A Dinastia de Valois é uma dinastia que irá contar com duas linhagens. A primeira delas surge quando o rei Carlos IV morre sem deixar herdeiros. Assim, no ano de 1498 surge a Casa de Valois-Orleans, representada pelo rei Luís XII, neto de Luís, Duque de Orleans.
Alguns anos depois, em 1515, mais uma linhagem irá surgir, aquela da Cada de Valois-Orleães-Angolema, representada por Francisco I, filho de Carlos, Conde de Angolema.
A Dinastia Valois: Importantes Feitos
A Dinastia de Valois é a responsável por conduzir a França no período de transição da Idade Média para a Idade Moderna, caracterizado por uma série de mudanças, transformações e instabilidades. Além disso, é sob o comando dos Valois que o país vive um dos mais importantes momentos de sua história: as chamadas Guerras de Religião, no século XVI.
Além disso, a dinastia enfrenta também um dos acontecimentos militares mais famosos de toda a Europa: a Guerra dos Cem Anos, que durou 116 anos.
Por fim, o rei Carlos IX foi o penúltimo governante da dinastia Valois e teve o seu reinado marcado por uma série de conflitos religiosos. O principal evento em sue reinado é, sem dúvidas, o Massacre da Noite São Bartolomeu, conflito no qual milhares de huguenotes perderam suas vidas.
O último rei Valois seria Henrique III, morto em 1589.