Dinâmicas de grupo – Do processo seletivo à integração de novos funcionários
As dinâmicas de grupo por muito tempo fizeram parte apenas de processos seletivos. No entanto, no mercado atual é possível realizar dinâmicas de grupos para alcançar diversas objetividades. Ao passo que através dessa dinâmica a empresa possa quebrar barreiras internas de comunicação e melhorar os fluxos de forma holística.
Além disso, as dinâmicas de grupo também são utilizadas dentro de programas de treinamentos. Haja vista que é possível aproximar as pessoas através de dinâmicas diversificadas.
Objetividades da área de recursos humanos
No entanto, para que as dinâmicas sejam assertivas, é muito importante que a área de recursos humanos viabilize suas objetividades através dessas reuniões entre as pessoas.
Por isso, as dinâmicas precisam ser amparadas por estratégias pertinentes a gestão de pessoas, como por exemplo, por análises de perfil.
Assim sendo, a empresa poderá analisar os perfis dos funcionários contratados, ao passo que direcione as novas contratações.
Análises de perfis e planejamentos estratégicos
Além disso, as dinâmicas também podem ajudar a tornar o clima mais colaborativo e otimizar os resultados. Por isso, em situações festivas ou comemorações, muitas empresas acabam criando dinâmicas entre as equipes.
Decerto, as dinâmicas de grupo também servem para que a gestão elabore de um programa de integração de novos colaboradores, de forma que os novos entrantes fiquem mais à vontade com os colegas das equipes.
Por isso, para que uma empresa que atua de forma estratégica, dentro dessa dinâmica, é necessário que a gestão de pessoas tenha planejamentos específicos.