Há diferentes tipos de turnover, de modo que mensurar o índice de forma separada pode orientar a área de Recursos Humanos quanto aos novos planejamentos de gestão.
Sabemos que o índice turnover mede a rotatividade dos funcionários nas empresas. Ao passo que essa mensuração corrobora ações para melhoria na gestão dos negócios.
Todavia, há alguns tipos de turnover que podem ser analisados separados para diferentes objetivos na empresa.
Há alguns tipos de turnover, ao passo que podem ser analisados para segmentar e direcionar os propósitos do setor de Recursos Humanos.
Refere-se ao colaborador que se desliga da empresa. Dessa forma, o turnover voluntário pode ser amparado pela entrevista de desligamento. Haja vista os muitos motivos que podem levar uma pessoa a pedir demissão, como:
Quando a empresa desliga o funcionário, gera um turnover involuntário. Assim como ocorre no turnover voluntário, há diversos motivos para essa decisão.
Certamente considera-se funcional o turnover que ocorre dentro de um encontro de decisões. Neste caso, o funcionário que constava na lista de futuros desligamentos da empresa, pede demissão. Assim sendo, a empresa fica com a posição em aberto para outra contratação.
O turnover é disfuncional quando a empresa perde um funcionário de alto desempenho. Dessa forma, esse índice mostra o quanto a empresa está falhando na retenção dos talentos.
Esse índice de turnover disfuncional gera perda de produtividade ou uma diminuição na qualidade do trabalho, o que reflete negativamente na entrega do cliente.