Recursos Humanos e Suas Subdivisões

Por que o RH é uma área de Staff?

Uma área de Staff é uma área de apoio, ao passo que o Recursos Humanos é um importante pilar para a objetividade de uma empresa.

O setor de Recursos Humanos é subdivido por áreas. Essa subdivisão visa facilitar a atuação da área no acompanhamento da empresa, bem como no suporte aos gestores.

Distinção de responsabilidades do Recursos Humanos

Dentro de uma área de Recursos Humanos é essencial distinguir as responsabilidades de cada área, bem como direcionar as habilidades da cada profissional, de forma alinhada com suas demandas.

Por isso, cada etapa da relação entre a empresa e o funcionário é pertinente ao setor de Recursos Humanos. Dessa forma, dentro dessas subdivisões estão todos os processos inerentes a essa área.

Vida profissional de cada funcionário

Desde a escolha do candidato até o seu desligamento, todos os processos profissionais são cabíveis ao setor de Recursos Humanos.

As subdivisões tangentes ao RH são várias, pois cada empresa divide de uma forma, de acordo com o tamanho do negócio, número de funcionários e objetivos empresariais.

Subáreas de RH

A essas subdivisões também se dá o nome de subáreas ou subsistemas. Sendo assim, cada uma dessas divisões possui funções distintas, bem como cada gestor precisa de um suporte diferenciado quanto as suas demandas.

As subáreas do RH basicamente consistem em:

  • Recrutamento e Seleção;
  • Departamento Pessoal;
  • Treinamento e Desenvolvimento;
  • Cargos e Salários;
  • Benefícios;
  • Bem como outras áreas pertinentes a cada empresa.
Apoio e cultura organizacional

Por isso Recursos Humanos é uma área de Staff. Uma vez que apóia toda a gestão da empresa para que cada área possa alcançar seus interesses corporativos, ao passo que todos os objetivos sejam unificados para a objetividade de missão e visão da empresa. Por conseguinte, mantendo os valores incorporados na cultura organizacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.