Técnicas para ir bem em questões de verdadeiro ou falso

Embora questões de verdadeiro ou falso possam parecer mais fáceis, apresentam um nível de dificuldade grande boa parte das vezes. Principalmente quando se trata de provas de concursos e que tendem a ser mais complexas.

As estratégias a seguir aumentarão sua capacidade de responder esse estilo de pergunta em qualquer avaliação que precisar fazer. Acompanhe!

Aborde cada afirmação como se fosse verdade

Aborde cada afirmação como se fosse verdadeira e, em seguida, determine se alguma parte da afirmação é falsa. Apenas uma parte falsa em uma declaração tornará a declaração inteira falsa.

“Negativos” nas questões podem confundir

Negativos, como “não, não, não pode”, podem ser confusos no contexto de uma frase ou declaração verdadeira / falsa.

Se uma frase verdadeira ou falsa contém uma negativa, elimine a palavra negativa e leia o que resta. Sem o negativo, determine se a frase é verdadeira ou falsa. Se a frase (sem a negativa) for verdadeira, a resposta correta seria “falsa”.

Preste atenção nos qualificadores “absolutos”

Como já expusemos anteriormente, palavras qualificadoras abrem ou restringem as possibilidades de uma afirmação ser verdadeira ou falsa. Por exemplo:

  • tudo
  • sempre
  • nunca
  • inteiramente
  • completamente
  • melhor
  • pior
  • nenhum
  • absolutamente

O que não permite exceções implica que a afirmação deve ser verdadeira em 100% do tempo. Na maioria dos casos, os enunciados que contêm qualificadores absolutos são falsos.

Questões mais longas podem ser falsas

Examine minuciosamente frases e declarações longas. Frases longas geralmente contêm grupos de palavras e orações organizadas por pontuação.

Quanto mais longa uma afirmação verdadeira ou falsa, maior a probabilidade de a afirmação ser falsa. Lembre-se de que quando apenas uma parte de uma afirmação é falsa já nos mostra que toda a afirmação é falsa. Quanto mais longa a afirmação, maior a chance de uma parte ser mentirosa.

Dica bônus – Planeje seu tempo

Antes de abordar até mesmo uma questão de verdadeiro ou falso, dê uma olhada em todo o teste para ver quantas questões existem.

Se a prova tiver 60 questões verdadeiras / falsas e você tiver um limite de tempo de 1 hora, não deverá gastar mais de 1 minuto em cada uma dela. Ainda que algumas perguntas exijam mais tempo do que outras, lembre-se de que você não pode gastar muito tempo com uma única questão.

E então, o que acha de treinar agora mesmo para a prova? Procure fazer simulados e edições anteriores, assim como responder questões de bancas organizadoras dos concursos.
Leia também:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/7-estrategias-para-responder-questoes-de-multipla-escolha/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.