7 estratégias para responder questões de múltipla escolha

Questões de múltipla escolha estão presentes em provas de vestibular, do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, de concursos públicos, de processos seletivos de empresas, enfim, em praticamente todas.

A dúvida ao responder esse tipo de pergunta surge recorrentemente, uma vez que oferece diversas possibilidades de reposta, mas só uma para escolher.

Aprender algumas estratégias para fazer esse estilo de prova pode ser super válido. Que tal conhecer oito delas? Confira a seguir!

Leia toda a questão

Leia uma pergunta de múltipla escolha em sua totalidade antes de examinar as opções de resposta. Os candidatos muitas vezes pensam que sabem o que uma pergunta está perguntando antes de lê-la e vão direto para a resposta mais lógica.

Esse é um grande erro e pode custar caro em provas de múltipla escolha. Leia cada questão cuidadosamente antes de revisar as opções de resposta.

Responda primeiro em sua mente

Depois de ler uma questão, responda mentalmente antes de revisar as opções de resposta. Isso ajudará a evitar que você se engane quanto à resposta correta.

Elimine as respostas erradas

Elimine as opções de resposta que você tem 100% de certeza que estão incorretas antes de selecionar aquela que você acredita ser a correta.

Mesmo quando você crê que sabe que se trata da certa, eliminar primeiro as que você tem certeza que estão incorretas garantirá que sua escolha de resposta seja certeira.

Selecione a melhor resposta

É importante selecionar a melhor resposta para a pergunta que está sendo feita, não apenas uma que parece correta.

Muitas vezes, diversas respostas parecem corretas, mas normalmente há uma que está elaborada perfeitamente para a questão feita pela banca organizadora do concurso ou vestibular.

Concurso: 5 dicas para ir bem na prova do CESPE / CEBRASPE

Leia todas as opções de resposta

Leia todas as opções de resposta antes de escolher a final. Isso pode parecer um ‘burro’ para alguns, mas é um erro comum que os estudantes cometem quando estão respondendo sobre um tema de certo modo desconhecido.

Se você presumir rapidamente que sabe a resolução correta, sem primeiro ler todas as alternativas, pode acabar errando de bobeira.

Claro que se tratando de uma matéria que você domina muuuito bem, não precisará ficar lendo todas as questões minuciosamente.

Responda o que conhece primeiro

Se estiver com dificuldade para responder a uma questão, prossiga e volte para abordá-la depois de finalizar todas aquelas que conhece.

Às vezes, responder a perguntas mais fáceis primeiro pode oferecer uma visão sobre como resolver questões mais desafiadoras. Também vai lhe dar mais tempo para se dedicar àquelas mais difíceis.

4 estratégias para estudar conteúdos difíceis

Preste atenção em algumas palavras

Preste atenção especialmente às palavras não , às vezes , sempre e nunca. Uma resposta que inclui sempre deve ser irrefutável. Se você puder encontrar um único contra-exemplo, a resposta não está correta. O mesmo vale para a palavra nunca.

Se uma opção de resposta nunca incluir um único contra-exemplo, indicará que a resposta não é a correta.

E então, está preparado para as próximas provas? Treine em simulados e questões de concursos anteriores.

Leia também outro artigo que pode lhe ajudar nos estudos: Concursos: 3 dicas práticas para estudar por questões

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.