Redação do ENEM: Técnicas para não fugir do tema

A fuga ao tema pode zerar sua redação. Conheça algumas dicas para escrever tudo o que é pedido

Fugir do tema é algo que pode anular sua redação do ENEM, sabia? Por isso é um dos maiores medos dos estudantes que se preparam para o exame.

Treinar redações ao longo do período de estudos é uma excelente forma chegar no dia da prova com a compreensão temática em dia. Mas às vezes é preciso uma ajudinha a mais para evitar que isso aconteça.

Afinal, zerar uma redação no ENEM incorre em muitos outros problemas. Não é possível, por exemplo, se candidatar a uma vaga no SiSU, no Prouni e até no Fies.

Selecionamos algumas técnicas eficientes para não fugir do tema jamais!

1 – Destrinche a proposta

Toda folha de redação do ENEM possui uma proposta de tema, que deve ser seguido com algumas regras. Há um enunciado explicando essas normas e você deve destrinchá-las para partir para sua redação com o tema em foco, sem chance de fugir dele.

Por exemplo: Veja o formato do texto – geralmente é dissertativo-argumentativo; o tipo de escrita; o título do tema; e o que a proposta pede que tenha em seu texto. O mais comum é que se peça proposta de intervenção respeitando os direitos humanos, argumentos e fatos para embasar os seus argumentos.

Ou seja, você deve defender um ponto de vista em relação ao tema, mostrando se concorda ou discorda, apresentando soluções, fatos e dados.

2 – Encontre a palavra-chave na coletânea

A proposta de redação do ENEM, de modo geral, apresenta uma coletânea para ajudar na formulação de argumentos e embasar ideias. Pode ser um texto e uma charge, dois textos, uma matéria jornalística e um gráfico, enfim, são informações que são colocadas ali para auxiliar você.

São de dois a três dados nessa coletânea, que devem ser analisados muito bem antes de iniciar a sua redação, pois eles que vão nortear a sua escrita. Eles funcionam para não haver uma margem grande diante de um tema que pode ser amplo, por exemplo: educação de jovens.

Quando pensamos em educação de jovens pode vir à mente a educação familiar, da formação do jovem como indivíduo, ou então a educação institucional e a sua formação escolar. O tema em si pode ser ambíguo e por isso a coletânea de informações vai ajudar você nesse sentido a dar o foco que o enunciado pede.

3 – Faça a leitura do texto no rascunho

Inicialmente, escreva a sua redação do ENEM na folha de rascunho. Depois de finalizada, faça uma leitura completa, parte por parte, para verificar não só erros de português, mas para ver se você fugiu do tema em algum momento.

Perceba no decorrer se você cumpriu todas as exigências do enunciado. Ou seja, se tem propostas de intervenção, se respeita os direitos humanos, se há soluções apresentadas, etc.

Confira outro artigo sobre redação: Em uma hora: Como escrever a redação do ENEM mais rápido

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.