Projeto cria jogos para ensinar argumentação em textos

Já pensou em estudar língua portuguesa e criação textual se divertindo ao mesmo tempo? Conheça sugestões!

Os jogos, eletrônicos ou não, estão entre os principais hobbies de crianças e adolescentes atualmente. Pensando em unir o útil ao agradável, o Portal Escrevendo o Futuro, responsável pela Olimpíada de Língua Portuguesa, lançou dois games que ensinam conteúdos que favorecem a aprendizagem, sobretudo no que se refere à leitura e escrita.

Com design bem lúdico, que chama a atenção dos jovens, os jogos são feitos para serem jogados em computadores, tablets e smartphones. Ambos reforçam as habilidades textuais, como argumentação, por exemplo.

Jogo Ponto de Vista

Um dos games é eletrônico e chama-se “Pontos de Vista”. Nele, os estudantes vão ser instigados a argumentar sobre diversos temas elevantes para a atualidade.

Algumas das temáticas tratadas são: questões de gênero, padrões de beleza, fake news, bullying e o papel da política na comunidade. Ou seja, todos bem atuais e que às vezes fazem parte do universo do aluno.

No decorrer do jogo, cada participante terá que se posicionar diante dos assuntos abordados.

Q. P. Brasil: O jogo da argumentação

O segundo entre os jogos eletrônicos lançados pelo Portal Escrevendo o Futuro é o Q.P. Brasil: O jogo da argumentação.

Nesse caso, o jogo é de tabuleiro e foi criado especificamente para alunos do Ensino Médio. Ele faz parte do material de apoio da Olimpíadas de Língua Portuguesa. Ou seja, é um exemplo de atividade extra que os professores podem usar em sala de aula.

De acordo com o projeto, o principal objetivo desse game é desenvolver a capacidade de argumentação nos estudantes.

Gratuito, ele está disponibilizado em PDF, com todos os manuais explicativos pertinentes para ensinar como usar e as peças e cartas que serão usadas. Lembrando que ele precisa ser impresso para ser jogado.

As cartinhas trazem questões relevantes e até polêmicas dos dias de hoje, assim como o game anterior.

A apresentação de argumentos consistentes é a peça-chave para que os participantes avancem ou não, lembrando que podem ser opiniões contrárias ou favoráveis.

Interessante, não é mesmo?

Aqui no Notícias Concursos também publicamos sobre outro jogo super interessante, mas para estudantes em fase pré-vestibular: Universitários criam jogo de tabuleiro com conteúdos de vestibular

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.