Professor: 4 passos para ministrar aulas melhores

No Dia do Professor, conheça algumas sugestões para melhorar o currículo e consequentemente o desempenho em sala de aula

15 de outubro é Dia do Professor e uma ótima data para dar atenção à dedicação desse profissional. Afinal, sem ele não há aprendizado com eficiência em nenhum âmbito. Da pré-escola a cursos diversos, os educadores merecem a valorização por ensinarem aquilo que sabem.

Além disso, sob o olhar do próprio professor, hoje pode ser um excelente dia para encontrar maneiras de se aprimorar cada vez mais e crescer profissionalmente.

Conheça dicas que valem para professores iniciantes, experientes, estagiários da área, etc.

Tenha metas de atuação

Há professores para todos os níveis e para todas as áreas possíveis. Entretanto, para cada atuação deve-se ter um planejamento específico. Inclusive, dependendo da meta, haverá a necessidade de buscar formações diferentes.

Para se tornar um educador de educação infantil ou então para o ensino fundamental I, ou seja, da creche ao quinto ano, a graduação em Pedagogia é a mais indicada. Além disso, para atuar na rede pública deve-se investir em concursos municipais ou estaduais que normalmente abrem editais todos os anos.

Já para quem visa se tornar um professor para o ensino fundamental II ou ensino médio, a formação adequada é a licenciatura na área desejada, como Geografia ou Matemática, por exemplo.

No caso de professores que almejam a docência no ensino superior, de modo geral, as universidades requisitam formação além da graduação. Algumas pedem pelo menos a pós-graduação, mas outras exigem mestrado e doutorado, então depende da instituição.

Busque se atualizar constantemente

A atualização profissional vale também para os professores. Há muitos cursos de especialização que podem dar um upgrade no currículo, assim como potencializar a qualidade das aulas.

Aprendendo novos conteúdos, você se preparará para entregar muito mais aos seus alunos. Poderá ensinar com mais propriedade, e além disso, poderá receber maior reconhecimento de seu local de trabalho.

Salários em instituições privadas para professor costumam ser mais vantajosos quando o profissional tem um currículo mais robusto. Já no caso da rede pública, normalmente as capacitações passam por provas de títulos, agregando ainda mais valor à remuneração.

Quanto mais cursos extras melhor sua posição no mercado de trabalho e melhor você se sente para lecionar e passar conhecimentos aos pupilos.

Pense em aulas diferenciadas

Inovação. Essa palavra pode ditar as suas novas aulas daqui para frente. Na era da tecnologia e de tudo acontecendo instantaneamente, os estudantes precisam de estímulos mais dinâmicos e eficientes. E isso vale para qualquer idade que seja.

Dentro do possível, tente reinventar os métodos de ensinar conteúdos. Pode ser uma aula externa, uma atividade divertida em grupo, um trabalho de campo, filmes e músicas, paralelos com o cotidiano dos alunos. Enfim, fatores que prendem a atenção deles.

Nesse sentido, você estará diferenciando da forma convencional de ensinar passando matéria na lousa.

Dica extra – Multidisciplinaridade

Ademais, podemos ressaltar também a importância de garantir a multidisciplinaridade nas aulas.

Isto é, você que dá aulas de matemática, pode reunir elementos artísticos para trabalhar os números. Ou então, que dá aulas de educação física, pode levar conceitos de física para o dia a dia na escola.

Também é bacana que o professor se conecte com os seus alunos além do conteúdo programático. Ou seja, esteja aberto para ouvir as opiniões deles, engajá-los para trazer de casa ideias ou ajudar com dicas para as próximas aulas, por exemplo.

E então, gostou das dicas para melhorar o seu desempenho como professor?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.