Dicas de foco e motivação para estudar em casa

Conheça as estratégias mais certeiras para você conseguir estudar remotamente para concurso, vestibular ou ENEM

Falta motivação em você para estudar tudo o que precisa? Estando em casa essa meta pode ser realmente bem desafiadora.

Entretanto, com algumas estratégias dá para alcançar uma boa produtividade. Assim você se mantém com organização plena para passar em concurso, no vestibular, obter uma boa nota no ENEM, etc.

Confira uma reflexão sobre o que você precisa para ter mais motivação para estudar!

Tenha uma perspectiva

Quando você começar a sentir que estudar é uma chatice, lembre-se do motivo pelo qual está estudando. Todo esse trabalho que você tem agora é realmente importante, embora às vezes seja difícil de perceber.

Na verdade, seu estudo formará a base de seu futuro. No momento você provavelmente está se forçando a estudar assuntos que não lhe interessam em absoluto. Realmente é um “mal” importante e necessário. Afinal, com o seu esforço você conseguirá passar no concurso, vestibular ou então conquistar qualquer outro objetivo.

Tenha atitude

Você é bom em matemática? Escreve bem? Adora aprender história? Todo mundo tem aptidão em alguma área específica de estudo, então, a tendência é gostar de estudar somente aquilo que lhe é mais fácil.

O problema, nesse sentido, surge quando ocorre a procrastinação para evitar estudar as matérias mais difíceis. Já falamos disso por aqui no Notícias Concursos – 4 estratégias para estudar conteúdos difíceis

A boa notícia é que você não precisa amar tudo. Escolha uma área que você ama e se torne especialista. De acordo com psicólogos, essa atitude faz com que haja um aumento na autoconfiança e, assim, na tolerância em aprendizados de temas que não gosta tanto.

Seja competitivo

O estudo pode ser um problema real ou imaginário. De qualquer forma, esse “problema” é o melhor. Se você tem um espírito competitivo, pode se divertir muito resolvendo isso.

Pense em cada dia de estudo como um desafio e tente se surpreender com sua performance.

Se você sente que faz parte de uma multidão desajustada, então pode ajudar se juntar a um amigo ou dois. Junte suas cabeças e planeje superar a multidão popular. Você descobrirá que isso pode ser muito inspirador!

Fique de olho na recompensa

Se você ficar entediado só de pensar no estudo, talvez precise se concentrar em estabelecer e alcançar metas.

Por exemplo, se você está tendo problemas para iniciar o estudo sobre Lei Seca, divida o tema em etapas. Então, recompense-se cada vez que você terminar uma etapa com sucesso.

Defina um cronograma para pesquisa, ler conteúdos, ver vídeo-aulas, fazer anotações e, de fato, aprender o assunto. Pense em uma boa maneira de se recompensar, como seu chocolate preferido ou então assistir a uma série na Netflix. Então concentre-se no prêmio e faça acontecer!

Como usar o sistema de recompensa para estudar com eficiência


E então, gostou de conhecer as táticas de motivação? Que tal começar a aplicá-las agora mesmo?

Também sugerimos outro artigo que pode lhe ajudar nisso – 6 etapas para conquistar a autodisciplina ao estudar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.