Dia ou noite: Qual é o melhor período para estudar?

Essa é uma dúvida de muitas pessoas e até dos pais, que tentam encontrar meios dos filhos terem mais motivação para aprender

Quanta importância tem a escolha do período para estudar? Será que existe uma influência nos resultados?

Todo estudante sabe que às vezes pode ser difícil abrir mão de outras atividades para se dedicar à aprendizagem. Seja para concursos, vestibulares, provas escolares ou qualquer outras metas, é necessário foco e organização. Já falamos bastante sobre isso aqui no Notícias Concursos.

Seguir um cronograma de estudo pode manter você no caminho certo e evitar colapsos no planejamento. E nesse cronograma, vale dizer, é preciso também determinar o melhor período para estudar: de dia ou à noite?

Bom, essa é uma dúvida de muitas pessoas e até dos pais, que tentam encontrar meios dos filhos terem mais motivação para aprender. Conheça reflexões para tirar suas próprias conclusões 🙂

Como a hora do dia afeta o cérebro

O cérebro, de modo geral, costuma ser mais nítido pela manhã, principalmente depois de uma noite bem dormida e um café da manhã nutritivo.

Com um cérebro mais alerta, você tem mais capacidade de prestar atenção em detalhes importantes como fórmulas, datas, legislações e fatos. Algo que é essencial para quem estuda para vestibular, ENEM e concurso público.

No entanto, há quem desperte no período da tarde e passe a ter mais agilidade para desenvolver atividades escolares e acadêmicas até mesmo à noite. E o que dizer das pessoas que possuem ótima criatividade nas madrugadas?

Mas é preciso frisar que esses casos são raros. Segundo pesquisas o mais comum é que o ‘frescor’ cerebral para absorver conteúdos se dá melhor pouco tempo depois de acordar.

Quando é a melhor período para estudar?

É importante saber que não há um “melhor” período para estudar. Cada um tem uma hora mais produtiva do dia, quando há mais energia.

Como falamos algumas pessoas são matinais, que acordam com muito ânimo. Outros são noturnos e têm mais disposição durante a noite. Então, o ideal é encontrar o período para estudar que mais combina com você, respeitando os seus limites e suas capacidades.

Claro que é bem mais fácil de definir quando não se tem compromissos específicos para seguir, com horários marcados, como o dia a dia de trabalho ou rotina de curso, faculdade ou escola.

Mas se você pode escolher um período para estudar, tente determinar aquele que mais permite o seu aprendizado intenso, com eficiência.

Benefícios de estudar durante o dia:

  1. O cérebro é revigorado por um bom sono e pode absorver mais informações
  2. A luz natural é boa para proporcionar energia, enxergar melhor e mantém você alerta
  3. Não interrompe a programação do sono
  4. Mais fácil criar um grupo de estudo com colegas de classe

Benefícios de estudar à noite / noite:

  • Mais paz e sossego
  • Menos distrações
  • Uma mente mais clara para o pensamento criativo
  • Dormir depois de estudar pode consolidar informações e melhorar o recall

E então, qual você acha que é o seu período para estudar melhor? Conte para a gente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.