Matemática no ENEM: Macetes para acertar mais questões

Tem receio de errar muito na parte de matemática do ENEM? Veja só as dicas que separamos para você ficar mais confiante

Quem tem dificuldades em matemática pode sentir insegurança na hora do ENEM mesmo após se dedicar bastante nos estudos.

É bem desanimador conferir o gabarito e ver que errou questões simples por estar em dúvida ou não ter dado tempo de fazer a conta.

Bom, para ajudar você nesse quesito, relacionamos alguns macetes que podem ser bem eficientes para se superar em matemática no próximo ENEM.

1 – Questões mais fáceis primeiro

Macete básico quando o assunto é matemática. Você pode passar o olho nas questões e identificar aquelas que têm mais facilidade. Ou então começar a responder e ir pulando as que achar muito difíceis – depois retornar a elas, claro.

Lembrando que questões fáceis costumam seguir uma linha de raciocínio.

Por exemplo:

  • Aquelas que contam com sólidos geométricos desenhados, de modo geral, pedem o cálculo do volume ou simplesmente a identificação de qual é aquela figura.
  • Questões com tabelas e gráficos costumam ser fáceis. O ideal é que você esteja em dia com a habilidade de interpretar dados.

2 – Procure por triângulos nas figuras

Uma dica para acertar diversas questões de geometria que às vezes parecem ser complicadas demais é procurar por triângulos.

Os exemplos mais clássicos são esses:

  • Triângulo equilátero – Lembre-se das fórmulas para calcular altura e área
  • Triângulo isósceles – Use o cálculo da altura relativa à base.
  • Triângulo retângulo – Associar a Pitágoras ou relações trigonométricas costuma dar certo.
  • Triângulos semelhantes – Caso enxergue mais de um triângulo na mesma figura procure pelas semelhanças.

Lei dos senos e cossenos – Funcionam bem quando não possuem características específicas.

3 – Artifícios para fazer contas mais rápido

Pode ser um desafio para quem tem muitas dificuldades com as contas matemáticas, mas com treino vai ajudar muito na hora de fazer o ENEM.

Por exemplo:

  • Simplifique o quanto puder – Quanto menos números você usar, fará as contas de maneira mais fácil, rápida e com menos chance de errar.
  • Produtos notáveis e fatoração – Por exemplo: tendo 17² use (10+7)². Ou então: tendo “dividir por 5” faça a multiplicação por 2 e depois divida por 10. É uma conta mais simples.

4 – Cuidado com as pegadinhas

Na correria para fazer a prova toda, esquecemos que o ENEM é também conhecido por “pregar peças” em suas questões.

Por exemplo:

Em uma questão que pede o raio da circunferência pode estar informando o diâmetro no enunciado, mas você esquece de usá-lo para dividir por dois e conseguir o resultado.

Portanto, apesar do pouco tempo e de ser indicado ir direto ao ponto para resolver as questões, fique de olho nas pegadinhas. Não confunda dinamismo com desatenção.


Siga as dicas para orientar melhor seus estudos e não se esqueça de responder questões que caíram no ENEM de anos anteriores. Assim você tem uma noção melhor de como está sua preparação. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.